quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A mamã é médica #5

Uma leitora escreveu: "O meu filho, que tem 2 anos e 10 meses e é um miúdo bem constituído, desde sempre tende a rejeitar a 'comida cozinhada' ao jantar. Ao invés disso gosta de petiscar: pão, queijo, fruta, iogurte, etc. Eu lá vou insistindo porque me parece que ele é muito pequeno para prescindir de uma refeição mais composta, mas muitas (muitas!) vezes a refeição acaba ou em choro ou com ele a não comer nada... O que devo fazer?"

O apetite das crianças varia muitíssimo em função do clima, da época do ano, da actividade física que desenvolvem, do seu humor e da necessidade de se afirmarem. Cá em casa acontece exactamente o mesmo. Se isso se mantém há algum tempo o importante é avaliar o tipo de alimentação que o seu filho faz ao longo do dia e perceber se ele cumpre as doses diárias aconselhadas para a sua idade (cerca de duas doses de lacticínios, três doses de verduras e legumes, seis doses de pão ou equivalentes em arroz, massa e batata, duas doses de carne/peixe/leguminosas e duas doses de fruta). E ainda perceber se os percentis do peso e altura do seu petisco se mantêm equilibrados. Já discutiu esse assunto com o seu pediatra?

De qualquer forma, não é aconselhável comer muito à noite, até para as crianças. Mas, claro, de comer pouco a petiscar vai uma grande diferença. Será que ele come alguma guloseima pouco tempo antes do jantar e depois não tem apetite para comer "de prato"? 

Eu acho sempre positivo explicar às crianças as razões das coisas, escolhendo os argumentos mais adequados à sua idade e às suas necessidades. E depois deixe-o participar na escolha dos legumes/frutas quando vai às compras, transportar um saco mais leve até ao carro ou até casa, armazenar as compras, preparar os ingredientes para o menu do jantar, juntar o sal e o azeite à sopa, e no final deixe-o servir-se da quantidade que ele quiser. O nosso pediatra sempre nos disse que se eles só se servissem de uma colher então que comessem só uma, mas até ao fim.

Se ele ajudar a fazer a sopa (experimente a chamar-lhe um nome diferente como creme ou néctar do Pocoyo ou dos Power Rangers) vai ter curiosidade em prová-la. Arranje umas receitas divertidas usando ingredientes diferentes para lhe despertar a curiosidade: em vez de esparguete use massa chinesa, em vez de uma alface simples faça uma salada arco-íris usando alfaces de várias cores, milho doce, tomate, maçã vermelha com casca aos cubinhos, croutons... Eu não juntaria é o leite ou seus derivados com a sopa, as saladas ou outros nutrientes contendo ferro, pois este não será absorvido, e uma vez que ele gosta de petiscar pode não ingerir as quantidades diárias necessárias.

2 comentários:

  1. Gostei muito do néctar do Pocoyo :)
    Por enquanto o meu pequenino de 9 meses aceita muito bem a sopa e a fruta. Água é que já nem tanto mas vamos insistindo. Vou seguindo as suas dicas para os mais pequeninos. Suspeito que mais cedo ou mais tarde me vão ser bastante úteis!

    ResponderEliminar
  2. Viva!

    Obrigada pelas orientações (sou a autora da pergunta)!
    Curiosamente já tenho usado a técnica da "Sopa do Shrek" com algum sucesso. Tenho de avançar com as outras ;-)
    Uma vez mais, obrigada!

    Alexandra Amaral

    ResponderEliminar