segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Escola pública ou privada?

Eu e a Teresa sempre quisemos que os nossos filhos estudassem em escolas públicas. O Tomás e a Carolina estão numa escola pública, e estão a dar-se bastante bem. Mas à medida que se aproxima o quinto ano da Carolina eu e a excelentíssima esposa começamos a ter dúvidas. Por um lado, não queremos que eles vivam numa espécie de bolha social, rodeado de miúdos privilegiados. Por outro, temos receio que ao mesmo tempo que se multipliquem os professores também se multipliquem os problemas de colocação, os pedidos de reforma antecipada ou as greves.

Claro que pôr quatro filhos numa escola privada envolve um esforço financeiro gigantesco, e na minha profissão basta de repente ficarmos sem uma página de opinião num jornal ou sem um programa na televisão para os rendimentos caírem a pique de um dia para o outro. E a ideia de ser subitamente obrigado a retirar um miúdo de uma escola onde ele tem os seus amigos e é feliz porque os pais ficaram sem folga financeira é uma coisa que me assusta tremendamente. Só que, claro, também aqui há um outro lado: quando se olha para os resultados de escolas públicas e privadas as diferenças são gigantescas.

Mas eis que, só para baralhar as contas... o jornal Público apresentou no final da semana passada um estudo, que até deu manchete, que sugere que as escolas públicas são melhores do que as privadas a prepararem os alunos para o ensino superior. O artigo é exclusivo para assinantes, mas foi reproduzido aqui, e vale muito a pena ser lido. A tese é curiosa, mas faz sentido: os miúdos que estudam em escolas privadas têm muito apoio para conseguir os melhores resultados de entrada na faculdade (e têm, de facto), mas depois de lá chegarem, como esse apoio falta e é exigida uma maior autonomia, os alunos oriundos do ensino público acabam por ter melhores aptidões para se desembaraçarem sozinhos.

É só um estudo, claro. Mas serviu para baralhar ainda mais um bocadinho as contas de uma decisão que, para todos os efeitos, vai marcar bastante a nossa vida familiar durante muitos e muitos anos.

28 comentários:

  1. Andei numa escola publica desde o quinto ano e tive muitos amigos meus que andaram em privadas até ao nono sempre com optimas notas. chegaram ao décimo e abandalharam. acho que em suma, o que intressa não é a escola onde se anda mas o aproveitamento que de lá se tira, e que as privadas, ainda que se digam melhores que as publicas, preparam-nos da mesma maneira ;)

    ResponderEliminar
  2. Biba
    Também eu tive um dilema assim: os meus filhos andaram todos numa primária pública e a minha filha mais velha, no 5º ano, também foi para a pública. Em Janeiro transferimo-la para uma privada: professores e funcionários sempre a faltar, condições físicas muito mal cuidadas, "abandono" dos alunos nos tempos livres... chegamos à conclusão que a formação dos nossos filhos era demasiado preciosa para ser desperdiçada. Também nós tínhamos 4 (agora temos 5 mas a nossa filha mais nova é uma das mais velhas)mas foi uma sábia decisão. Menos férias, menos roupas, menos restaurantes e cinemas, mas valeu a pena. Trabalhamos ambos num colégio privado (o melhor do país :-) mas os nossos filhos foram para outro, mais perto de casa e mais barato. No entanto, temos o maior respeito profissional pelos professores do público porque trabalham muitas vezes em condições físicas e psicológicas terrivelmente desgastantes. E não se fazem omoletes sem ovos.

    ResponderEliminar
  3. Como pessoa ligada à educação há 20 anos (e tendo os meus filhos já estudado 2 anos numa privada onde, honestamente, não aprenderam nada que justificasse o absurdo que eu pagava) eu apoio o público. Actualmente também dou aulas particulares a alunos com dificuldades ou que pretendem subir as médias para entrar em Medicina, por exemplo, e da minha experiência posso garantir que no privado aprendemos mais e melhor, que se desenvolvem outras competências e que muitas vezes, no privado, as notas apresentadas não correspondem bem à verdade dos factos. A minha opinião vale o que vale mas eu, enquanto aluna, experimentei os dois e não tenho dúvidas quanto ao tipo de ensino que se faz numa escola pública. Bons professores iremos encontrá-los em todo o lado e menos bons também... além disso, se queremos educar os nossos filhos para a sã cidadania, para a diversidade e para a tolerância onde melhor do que no público? ali convergem todas as diferenças, ali se situam as dificuldades, ali se luta para melhorar, pelo direito ao respeito e à dignidade da profissão, ali se criam defesas e anti-corpos (no recreio, na cantina... em contacto com as diferenças que só nos enriquecem) e é numa escola destas que se fazem cidadãos justos e tolerantes, seres humanos que pensam e que sabem avaliar, que conhecem 2 lados de uma moeda, que nascem sentimentos ... não os criem numa bolhinha de oxigénio... deixem-nos viver realmente numa escola real.

    Desculpe se me alonguei. desculpem os que são a favor das privadas (e eu também não sou contra elas) ... eu sou APENAS mais a favor das públicas. é uma opinião...

    um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. queria dizer nesta frase: "posso garantir que no privado aprendemos mais e melhor" - "posso garantir que no PÚBLICO aprendemos mais e melhor". foi um lapso! :)

      Eliminar
  4. Eu estudei numa escola privada, durante 8 anos, e não mudava por nada. Adorei tudo, nunca senti que estivesse a estudar num meio privilegiado (até porque muitos estudantes tinham bolsa) e preparou-me muito bem para o ensino superior, o qual frequento agora e já há algum tempo. Assim, não posso falar de como se processam as cosias no ensino público. Mas posso garantir que no local onde estudei tive apoio, sim, mas que me preparou grandemente para o ensino superior: as minhas notas subiram nos exames nacionais, quando o normal é descerem, e tinha um ritmo de trabalho tão elevado que não senti qualquer diferença a esse nível aquando da transição. De qualquer modo, seja qual for a opção, acredito que o que importará será a motivação das crianças e o envolvimento dos pais.

    ResponderEliminar
  5. Tendo em conta a credibilade que vocês como pais parecem ter acho que os vossos filhos terão sucesso na escola pública. O problema dos maus resultados na escola pública põe-se porque os pais não têm tempo, não conseguem ou não querem acompanhar os filhos. Sim os professores por vezes faltam e não há as condições físicas nem de apoio ao estudo das escolas privadas mas formam-se muito bons alunos e excelentes seres humanos.

    ResponderEliminar
  6. Como leitora assídua deste blog e da revista do CM não podia deixar de comentar esta temática. Toda a minha vida andei na escola pública e nunca achei que tivesse sido prejudicada por tal facto. Tive sempre óptimas notas, professores impecáveis, daqueles à antiga, nunca em momento algum me perdi do caminho certo por culpa da escola onde andava. O que é certo é que o sucesso escolar das crianças depende, não só dos empenho dos professores, mas também do esforço intenso dos pais, esses sim são os educadores, os pais nunca poderão despedir-se da função de educadores achando que é à escola que cabe esse papel. Sou filha de uma professora do ensino público, conheço professores no privado e asseguro que a escola pública reune as condições perfeitas para o sucesso das crianças. As companhias na escola pública podem muitas vezes não ser as melhores, mas é preferível um filho conseguir identificar más companhias e saber-se defender ou criar as crianças numa redoma de vidro da escola privada e quando saem para fora daquelas portas não se saberem defender?

    ResponderEliminar
  7. Na nossa família há um misto de formação no público e privado e, honestamente, acho que de ambos se colhem bons frutos. Optámos pela escola pública por várias razões, uma delas a questão da exposição das nossas filhas à diversidade, outra a questão financeira. Temos 3 e, em breve, teremos a 4ª, portanto é um factor de peso poder pagar a educação de 4 numa escola privada. Até agora estamos bastante satisfeitos com a escolha, mas acredito que estamos numa escola que infelizmente não fará a regra, onde pais, professores e auxiliares são empenhados, conscientes e interessados, onde as condições físicas são bastante boas e onde se nota, sobretudo, um grande interesse em melhorar e proporcionar aos alunos as melhores condições de ensino. Como professora do ensino público, não posso acreditar que o nosso sistema seja tão mau como o pintam. Em vários anos de ensino tive colegas empenhadíssimos e capazes, alunos muito bons e um ambiente de trabalho interessante. É pena que não se invista mais numa escola em que pais e alunos trabalham para o mesmo fim e não uns contra os outros, como as vezes ouço por parte dos media e opinião pública. Acho que a demissão de uma parte da sociedade em relação ao ensino público é nefasta, pois com a carga brutal de impostos que pagamos deveríamos ter UM dos MELHORES ensinos públicos do mundo, devíamos ser HIPER exigentes em relação a um bem vital para que uma sociedade letrada, culta e bem formada prevaleça.

    ResponderEliminar
  8. Uma professora (de uma escola pública, mas também mãe) disse-me uma frase que nunca esqueci (quando o meu filho ia entrar para a escola primária): - Olhe, prepará-los para a vida, é na escola pública.

    ResponderEliminar
  9. A minha filha anda no público e o meu filho vai para o público. Andei no ensino superior privado e o que posso dizer é que era uma corja. Era chumbos a torto e a direito porque claro é dinheiro a entrar. Mas lembro-me que quando andava no secundário estava muito na moda, ir no 12º ano para um externato, para subir notas. Tive colegas assim, alunos medianos que de repente começaram a tirar 16 e 17. Ficaram mais inteligentes de repente? Chegaram à faculdade e espalharam-se ao comprido.Mas nem todas as escolas são iguais claro. E há escolas privadas muito boas. Se acho que vale o investimento? Eu acredito no ensino público, e acho que só não há mais sucesso escolar por falta de condições. Há escolas neste país onde os miúdos estão nas aulas gelados, ou que fazem kms para ir para a escola. Como esperam que crianças assim tenham rendimento, já para não falar no apoio ao estudo.

    ResponderEliminar
  10. acho que a escola privada é so mesmo para despejar os bolsos.. eles para se manterem em bom rancking nao puxam pelas crianças mas sim facilitam nas notas. conheci na faculdade colegas que vinham do privado e digo-vos que vinham muito mal preparados.

    ResponderEliminar
  11. boa tarde =)

    eu posso partilhar a minha "experiência de vida". Frequentei o ensino privado e o publico. até ao 9º ano, fiz todo o percurso numa escola pública onde os resultados dos alunos eram na sua grande maioria medíocres e onde havia muitos alunos com resultados desastrosos. Pode-se dizer que não era uma escola "fácil". Eu sempre fui aluna de média 4. Era esforçada e empenhada, muito por culpa da educação que me deram em casa. Apesar de frequentar uma escola complicada, onde de facto era fácil "perder-me" isso não aconteceu. Tive óptimos professores, outros nem tanto, mas acredito que nao tem a ver com o facto se ser publico ou privado.
    No 10º ano entrei para o privado, não numa atitude de querer subir notas, mas porque queria conhecer pessoas novas. Novos ambientes. Adorei a experiência. Tive novamente óptimos professores e outros nem tanto. Acabei o secundário com média de 15. E entrei na Universidade (PÚBLICA). Licenciei-me e continuei para mestrado. Tenho 22 anos.
    Moral da história =) : A vontade de sermos alguém na vida não têm necessariamente a ver com o local onde estudamos. Acredito que a verdadeira educação nasce em casa, nos valores que nos são incutidos desde crianças. Por isso, a minha sugestão é manterem-se atentos e se puderem, façam uma educação "mista" =) são experiências diferentes (eu confirmo!) e ambas enriquecedoras!

    boa sorte e parabens pelo blog.

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde,
    Já agora também vou dar o meu pequeno contributo: tenho 2 filhos, um na publica ( o mais novo), o outro no privado. O mais novo está perto de casa ( a 5 minutos)numa escola muito boa cujo pessoal auxiliar, apesar de pouco, é estremamente atento e preocupado com as crianças. A professora deste meu filho não tem nada a ver com a professora que o meu filho mais velho teve no privado (estamos a falar do 1º ciclo do ensino básico), ou seja, a do publico é muito melhor! E é melhor em experiencia, metodologia, motivação, etc, etc. O Colégio tem um conjunto de serviços que na altura fizeram a diferença pela sua opção: ocupação dos tempos livres, horário alargado, espaço com boa vigilância, recreios amplos e equipamentos desportivos otimos ( na altura em que o mais velho entrou para 1º ciclo estavam a ser introduzidos na escola publica horários até às 17h30 e estava tudo muito confuso). para o ano o mais velho também vai mudar para a publica: é muito mais perto de casa e há coisas que me chateiam no colégio. Não é o ensino, que até acho bom, mas são outras coisas para as quais não tenho paciência. Por exemplo, instituiem uma regra,como chegar a horas ou então não podem entrar na aula e vão para a biblioteca, mas os pais vão reclamar que faz mal aos meninos e então mudam tudo outra vez. Há notas más numa disciplina, então faz-se mais um teste, só nessa disciplina, para subir as notas porque mais uma vez o pais foram reclamar. Enfim...não quero este modelo onde os meninos ficam a achar que o meu pai é importante, fala e muda tudo! Quanto aos resultados o que psso dizer é que no 4º ano, quando houve provas nacionais, a turma do meu filho esteve o 2º periodo a trabalhar quase exclusivamente para a preparação das provas. Claro que os resultados foram bons: tudo A e B. Mas enfim, há coisas boas e más num lado e noutro. Dependerá sempre da escola e dos seus profissionais, mas acima de tudo, os bons resultados dependerão sempre dos pais, do seu acompanhamento, do ajudar a encontrar o melhor metodo de estudo, de ensinar e explicar. Isso, eu e o meu marido, fazemos com os dois filhos: o que está na publica e o que está no privado.

    ResponderEliminar
  13. Tive de ler o primeiro parágrafo do post algumas vezes para acreditar. Os três problemas da escola pública, segundo JMT, são: os problemas de colocação (dos professores, claro); os pedidos de reforma antecipada (dos professores, claro), e as greves (dos professores, claro). Só chatices e, por isso mesmo, mais vale pormos os miúdos todos já no privado.
    Eu, que fiz todo o básico e secundário numa escola privada, não posso discordar mais. Os dois maiores problemas da escola pública são:
    1. A maior parte dos pais verem a escola como o lugar onde podem largar os filhos das 8.30 às 17.30 e esperar milagres da sua educação.
    2. A fixação que os sucessivos governos têm por «reformas», «alterações estruturais» e «actualizações» no que diz respeito à escola pública. Mudanças estas que só servem para, num primeiro momento da governação, cortar na despesa e, mais perto das eleições, para agradar ao povo.

    Ana Viegas

    ResponderEliminar
  14. Tenho 22 anos, estou no 5º ano de Medicina e sempre andei em escolas públicas. Na minha opinião, e vale o que vale, conta muito mais a escola de casa, ou seja,os ensinamentos sobre trabalho, perseverança e responsabilidade.

    ResponderEliminar
  15. Há escolas privadas e escolas privadas. Eu andei numa escola privada, bilingue e adorei a experiência. Aprender uma segunda língua foi uma mais valia gigantesca que me abriu as portas no mundo do trabalho! No entanto fui bem acompanhada em casa e convivi com gente diferente e de vários meios sociais fora da escola. Não tenho dúvidas que numa boa escola privada e com bom acompanhamento em casa as probabilidades de uma boa educação são maiores. Mas também não é verdade que a educação no público seja sinónimo de falhanço, há muito bons professores no ensino público, boas escolas e é sem dúvida um melhor sítio para contactar com a realidade. O único defeito que aponto ao ensino privado, no meu caso especifico, foi o facto de até tarde não saber o que queria exactamente, faltava-me experiencia de vida aos 18, mas nada que nao se corrija depois :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, posso saber qual foi o colégio? Por acaso foi o Queen elisabeth? Estou nesta indecisão, colocar a minha filha no publico ou numa escola bilingue mesmo por causa da importância que dou a uma 2-ª língua. Gostaria de saber a sua opinião sobre esse colégio se for o caso, pode responder me para o meu email? obrigada
      pduarte13@hotmail.com
      Paula Duarte

      Eliminar
  16. Andei sempre em escolas públicas e sempre tive boas notas.
    Os meus irmaos mais novos fizeram a privada num colégio e quando foram depois para a publica, tiveram muito mais dificuldades de adaptação.
    Sempre disse que não ia fazer isso aos meus filhos e agora tenho dois filhos e andam os dois em escolas públicas, sendo que o mais novo foi este ano para o 5.º ano.
    Sempre foi excelente na escola primária e continua a se-lo agora, numa turma de 29 alunos, uns barulhentos, outros calmos, uns de familias com posses, outros que nem dinheiro têm para o equipamento de natação!
    Agora o que noto é que grande parte do mérito, vem de casa, dos pais.
    Há pais que não vao às reuniões (geralmente aqueles que os filhos têm piores notas/comportamento), não fazem ideia se os filhos têm ou não tpc, se o fazem, se têm testes ou se já os receberam....
    Isto sim, faz a diferença: o acompanhamento em casa! O meu filho gosta de estudar e estuda sozinho, mas precisa que o oriente, que o ajude a definir regras e metodos de estudo.
    Imagino que se o deixasse "ao Deus dará" não tirava as notas que tira, seja no publico ou no privado.
    Mas cada um sabe de si... das possibilidades económicas que tem e das prioridades da vida. Neste momento prefiro te-los na publica e estou a juntar todos os meses dinheiro caso um dia, na faculdade, tenham de ir para uma privada (por falta de média, por causa da distancia de colocação, ou por outro motivo).

    ResponderEliminar
  17. Eu andei sempre em escolas públicas e sempre tive boas notas. Porém quando cheguei à Universidade senti grande discrepância em relação aos colegas da privada. Estavam melhores preparados, mas eu virei-me e tirei o mesmo curso que eles.

    ResponderEliminar
  18. Ora vamos lá por partes!
    Privadas - há privadas e privadas! É preciso estar bem informado antes de escolher.
    Públicas - mudaram muito, e não para melhor, nos últimos anos.Aquilo que era, já não é...
    O 'gosto' do ME pela estatística e pelos números,com o qual muitos pais colaboram alegremente,deu cabo da educação. Professor que não apresente bons resultados tem que se justificar e é penalizado na avaliação.Vai daí passam todos ... e nem é preciso estudar.., basta ler as pautas de fim de ano.O sistema lá está para os despachar, pois qt mais tempo demorarem a marchar, mais dinheiro público se desperdiça.
    Apesar de tudo e apesar dos mega, em que o aluno fica perdido no anonimato da multidão englobada,ainda há umas quantas escolas públicas de qualidade, só temos é de procurar.
    Pública ou privada o essencial é garantir que aquelas disciplinas fundamentais - Língua Portuguesa, Matemática e Língua Estrangeira - são bem aprendidas e levadas a sério



    ResponderEliminar
  19. Olá,

    Existem escolas públicas fantásticas mas as vezes não é só uma questão de procurar.
    Tenho o meu filho numa escola pública e posso dizer que apesar da escola ser fantastica, a professora não o é.
    Fizemos queixas ás entidades competentes sobre varias situações (incluindo maus tratos psicologicos) e a escola apesar de saber que existem nada pode fazer porque a Sra. Professora está a aguardar a reformada, e ninguém pode fazer nada porque trabalha para o Estado, não pode ser demitida nem afastada.
    Para mim a grande diferenças entre Publicas e Privadas está aqui, numa escola pública se as coisas correram mal ninguém pode fazer nada, mesmo que haja 20 Pais a reclamar porque lá está o Patrão é aquele ser abstrato chamado ESTADO.
    E claro que existem bons e maus profissionais em ambos os sectores, mas no sector publico não existem consequências para quem é mau profissonal.

    Votos de Boa Sorte!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  20. O meu filho frequentou o ensino privado no primeiro ciclo. Agora, no 5º ano, passou para a escola pública e posso dizer que "so far, so good". Até agora não tenho nada a pontar. Tem bons professores e boas condições. Estou satisfeita com a decisão (que ainda me fez pensar um bocado...) de ter feito esta transição agora. Acho que a escola publica os ensina a viver, a conhecer outras realidades, a ultrapassar obstáculos e a tornarem-se mais autónomos. Coisas que, se calhar (eu acho que sim), são bem mais importantes no futuro do que saber as matérias todas na ponta da língua!

    ResponderEliminar
  21. Lendo a maioria dos comentários acima, na generalidade,a sua maioria é a favor da escola pública sendo que o grande argumento é que no privado, os meninos são demasiado protegidos, não ficam preparados para a vida, etc, etc.
    Eu sempre estudei na pública, mas eram outros tempos, havia mais respeito pelos professores, os pais tinham mais valores e incutiam mais disciplina em casa. Eu tenho dois filhos no privado (1 no 6º ano e outro no 9º)e, com grande esforço financeiro (pois tenho o marido desempregado), aí pretendo que eles continuem até ao 12º ano. Tenho uns amigos que têm 2 filhos praticamente da idade dos meus que andam no público e as diferenças de postura, linguagem, atitude etc, são brutais,é que a escola não é só para ensinar Matemática/Português, isso aprende-se em qualquer lado, há todo um conjunto de bons exemplos, de valores, ética etc que infelizmente no público se estão a perder. Claro que os pais são importantes, mas as crianças passam a maior parte do seu tempo na escola. Ou seja PRIVADO sim, mas há que saber escolher a escola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim,este é sem dúvida o melhor argumento.Concordo plenamente.Infelizmente ha quem acredite que estas escolas nao existem.........

      Eliminar
  22. Eu andei em escolas privadas até ao quinto ano e depois em escolas publicas. Com os meus filhos pretendo fazer igual. Primaria no privado. Depois até ao nono no publico e depois 10 ao 12 no privado para subir notas. Este foi o meu erro, não ter ido para uma privada no 3 ciclo. Fiz a faculdade, mestrado e doutoramento facilmente, mas inicialmente não tive notas para entrar no curso que queria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha opinião,a fase crucial para iniciar no privado é a partir da pré-Adulescência

      Eliminar
  23. Acabei agora o 12º e até me sinto mal por ler certas coisas que por aqui vão. A educação dá-se em casa, não na escola. Sempre andei na escola pública e dei-me bem, tão bem que se tudo correr bem este ano entrarei em medicina na FMUP. Se os seus filhos levarem de casa incutido o saber estudar e o QUERER estudar com certeza terão bons resultados. No público há professores bons e maus mas com estudo até os maus se superam.

    Gosto muito deste blog, continuem com o bom trabalho :)

    ResponderEliminar
  24. Andei numa escola pública e os alunos pobres ameaçavam-me e tiravam-me dinheiro.

    ResponderEliminar