terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Agriões espinafrados

Esta manhã estive a fazer a primeira sopa da Ritinha. Como não tinha legumes verdes suficientes pedi ao meu excelentíssimo esposo que fosse num instante à mercearia e me trouxesse alguns. Os que achasse mais fresquinhos, excepto espinafres para não prejudicar a absorção do ferro.

Daí a nada (foi muito solícito e resistiu a ir ao quiosque da praça para comprar os jornais) aparece-me em casa um pouco envergonhado:

-"Vê lá tu que eu não queria fazer figura de ignorante e disse à senhora que queria um molho de nabiças, apontando para umas verduras que tinham um letreiro com esse nome por baixo, e ela disse-me que eram grelos. Envergonhei-me e trouxe este molho de agriões."

E aqui estão eles:


Acho que tenho um marido com dislexia leguminosa.

13 comentários:

  1. :)

    Esta dislexia é uma característica nata dos homens. O meu trouxe mandioca a pensar que era batata doce. E ainda insistiu, porque a placa não ia mentir!"

    ResponderEliminar
  2. pelo menos tem um excelente aspecto. :D

    O meu filho adora "aipo" na sopa.

    Andreia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Andreia. É desse género de palavras amigas que eu preciso.

      Eliminar
    2. Aipo é uma óptima ideia. Será o próximo legume a introduzir, assim o encontre à venda.

      Eliminar
  3. Tb eu faria coisa dessas, não há mto tempo.
    Ah! E não sou Homem. lolololol
    Lá calha, tb nós, fazermos destas bacoradas.
    O máximo!!!!!!!!
    Mariana

    ResponderEliminar
  4. Boa noite!
    Tambem tenho um bebe com tres meses, que vou amamentar em exclusivo ate aos seis meses. Mas fiquei com uma duvida, quando inserimos a sopa pode logo colocar-se legumes verdes? Tinha a ideia que inicialmente era so creme com batata e cenoura,abobora.
    Ja agora para o excelentissimo papa , nao se preocupe alem de terem muito bom aspecto, realmente os legumes sao todos muito parecidos.
    Felicidades para os seis.
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana. Há imensas práticas sobre o assunto e cada pediatra terá a sua experiência pessoal a influenciar as suas recomendações. O nosso pediatra, que segue as indicações da Direcção Geral de Saúde recomenda que o puré seja feito com dois ou três legumes de cor verde e dois ou três dos outros (5 no total) sem sal e com um pouco de azeite no final da cozedura. Há alguns legumes que não são recomendados por causarem flatulência (ervilhas, feijão, grão), porque são ácidos ou indigestos (tomate, pimentos, pepino) ou porque não favorecem a absorção do ferro (espinafres, beterraba).

      Eliminar
  5. De facto, e embora eu não tenha o hábito de o dizer, em algumas coisas os homens são todos iguais. O meu faria o mesmo, com uma pequena diferença, traria tudo o que fosse verde independentemente da etiqueta. Aqui há uns tempos pedi-lhe para me comprar pão de sementes e chegou a casa com CINCO variedades diferentes e três lixivias???. Não me façam perguntas difíceis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele previu uma discussão, alguem a quem saltaria a tampa e era capaz de haver derrame de sangue! Urgia desfazer-se dos vestigios :P

      Eliminar
  6. Olá Teresa, fiquei com uma dúvida. Qual a relação entre o espinafre e a absorção do ferro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os espinafres são alimentos que contém ferro (não-heme) mas também ácido oxálico, um ácido orgânico que se liga a minerais como o cálcio e o ferro, diminuindo significativamente a sua absorção pelo organismo. Isto verifica-se em especial nos espinafres crus (daí o Popeye não comer espinafres crus), aumentando significativamente a sua biodisponibilidade quando os cozinhamos. Ainda assim não são vegetais recomendados quando o objectivo é aumentar a quantidade de ferro absorvida. No caso dos adultos uma solução é associar a ingestão de espinafres com alimentos que potenciam a absorção de ferro como carne, peixe, frutas (laranjas, toranjas, morangos, meloa), vegetais (bróculos, couve de Bruxelas, batatas) ou vinho branco.

      Eliminar
  7. Que risota…
    Fez-me lembrar eu com 7/8 anos. Diz a minha mãe:
    Antónia, vai à lojinha (mercearia perto de nossa casa) e compra hortaliça (?!)
    Eu, claro, virei-me para a Dona Emília e disse: — Olá, a minha mãe pede hortaliça!
    Dona Emília: — Muito bem, e qual é?

    Hummmmm…

    Ahahah!

    O meu filho tem 4 meses e iniciou há 3 dias a sopa (diga-se puré, dada à consistência). A nossa pediatra é apologista da sopa primeiro e, aos 5 meses a papa. Para já tenho feito com batata (ou batata doce)+cenoura (ou abóbora)+cebola e um legume à escolha. Já lhe dei a provar: alface, alho francês e batata doce. Gostou de tudo!

    Uma boa semana para a família!!

    ResponderEliminar