segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Quatro meses de descoordenação

Ser um bebé de quatro meses deve ser uma coisa lixada, e como eles não conseguem falar têm dificuldades em explicar as suas frustrações. Estava a pensar nisso enquanto aturava uma birra da Rita. É que, por um lado, eles já não são aqueles monguinhos de dois meses que apenas mamam e dormem, com o mundo a passar-lhes ao lado. Estão com os olhos arregalados, despertos e claramente a descobrir o mundo que os rodeia. Mas, por outro lado, ainda não conseguem agarrar coisa nenhuma nem interagir por sua própria vontade com o que quer que seja. A única coisa que a Rita faz é meter os dedos na boca, uma incrível conquista ao fim de quatro meses de vida. Ah, e chapinhar que nem doida na hora do banho - não admira que ela se divirta tanto dentro de água como uma deputada do PS junto a uma garrafeira. Portanto, há aqui um desequilíbrio evidente entre desejos e capacidades. Nunca tinha pensado nisto antes, mas um bebé ali entre os quatro e os seis meses é uma espécie de acamado, sem a parte das dores (e mesmo assim, têm os dentes e as cólicas). É bastante tramada a vida deles. A pobre da Rita cansa-se de esperar pela coordenação motora. E ela nunca mais vem.


6 comentários:

  1. Que docinho...a minha filha mais nova tem 2 anos...e eu tenho tantas saudades deles, assim "picolinos"...

    ResponderEliminar
  2. É fantástica e inesquecível a expressão deles quando descobrem e observam a própria mão

    ResponderEliminar
  3. so so true
    eu tenho um que faz 5 meses amanhã, nunca tinha pensado nas coisas nesses termos mas revejo-me bem nas suas palavras. E adorei a comparação com acamados lol

    ResponderEliminar