sábado, 19 de janeiro de 2013

Medo do medo

Escreveu uma leitora a propósito deste post:

Os meus (5 e 4 anos) sonham com vampiros todas as noites. Nunca viram nenhum filme do género e já assegurei que não existem. De nada tem adiantado...

Ora aqui estão três pequenas frases que farei questão de partilhar com a minha excelentíssima esposa, que tantas vezes me critica por eu mostrar filmes assustadores às crianças. Obviamente que existem limites de bom-senso àquilo que um miúdo pode ver - juro que ainda não lhes mostrei O Exorcista nem O Pesadelo em Elm Street -, mas estou convencido que para uma criança um ou outro susto cinematográfico é assim como um copinho de vinho ao jantar para um adulto: exercita os músculos cardíacos e oleia a circulação.

Ah e tal, as criancinhas depois sonham com aquilo. Certo. Até podem sonhar. Mas desconfio que já existiam pesadelos antes de os irmãos Lumière terem inventado o cinema. A questão, como bem demonstra o comentário da leitora, é que se não sonharem com aquilo sonham com outra coisa qualquer. O material para pesadelos não é como o nosso ordenado: por muito que se gaste há sempre lobos, vampiros, sombras, cães ou senhores assustadores para alimentar o medo dos miúdos. 

Nosferatu, o Vampiro (1922), de F. W. Murnau

1 comentário:

  1. Olá João e Teresa,
    Adoro o vosso blogue e passo muitas vezes por aqui (para não dizer diariamente) . Hoje apeteceu-me comentar, no sentido de ajudar esta sua leitora com a questão dos pesadelos.
    Sou mãe de 3 (a contar com o pai) e psicóloga clínica, com especial interesse pelos pequeninos. Escrevo um blogue - O REI VAI NU -que para além de muitas coisas tem um SOS pais, uma pequena ajuda, no sentido de facilitar os pais nesta grande aventura.
    Escrevi um post a falar dos pesadelos e acho que pode ajudar ;)


    http://oreivainublog.blogspot.pt/2012/12/as-criancas-e-os-pesadelos.html

    Um beijinho

    Olga Reis

    ResponderEliminar