domingo, 6 de janeiro de 2013

Floribela Estampa

A professora da Carolina propôs no início do ano uma actividade muito gira: de 15 em 15 dias, cada criança tem de ler, escrever, fixar e apresentar na aula um poema à sua escolha. Como entretanto descobrimos que o poema pode ser musicado, este fim-de-semana sugerimos-lhe que ela aprendesse o "Ser Poeta", da Florbela Espanca, que quase toda a gente conhece como "Perdidamente", devido a esta canção dos Trovante (peço perdão pelo vídeo piroso):


Com aquela cabecinha incrível que os putos têm, com muita memória livre e grande velocidade de processamento, a Carolina fixou o poema num piscar de olhos.

Fixou o poema, mas não fixou a poetisa. E a certa altura, querendo referir-se a ela, chamou-lhe Floribela Estampa. A Teresa ia morrendo de riso e eu ia morrendo com um caju engasgado na garganta - Floribela Estampa é m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o.

Com um simples trocadilho involuntário, a minha filha transformou a autora mais trágica da poesia portuguesa numa mistura de cantora pimba, concorrente à Casa dos Segredos e personagem do Hermanias.

Lamento, cara Florbela - nunca mais vou olhar para si da mesma forma.


3 comentários:

  1. MARAVILHOSO... os miudos sao fantasticos realmente!

    Rita

    ResponderEliminar
  2. Adoro quando eles têm estas saídas!
    Delicioso!
    (Eu também nunca mais olharei a Florbela da mesma maneira ah ah ah)
    vidademulheraos40.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Se precisarem de mais poemas, tb a Mafalda veiga, canta um poema do Fernando Pessoa - Restolho.

    ResponderEliminar