sábado, 5 de janeiro de 2013

Sentimento de culpa

Escreveu uma leitora:

Estes dois posts (o seu e o da Sónia) fizeram-me muito bem, porque sendo mãe de duas meninas sentia-me muiiiiiiito culpada por não ter a disponibilidade (de tempo, física e mental) para brincar com as minhas filhas as vezes que elas pretendem. E até hoje achava que era um E.T, nesta matéria... Talvez porque (e apesar de vir de uma família em que os papéis de adultos e crianças estavam bem demarcados e definidos e não havia cá “paninhos quentes” para o(a)s menino(a)s) vim cair numa família em que tudo é feito SEMPRE em função das crianças, o que me leva a questionar muitas vezes da minha vocação para ser mãe. Mas pelas reacções ao artigo da Sónia e ao seu post que tenho lido vi que afinal não sou a única. E agora pergunto-me: De onde vem este sentimento de culpa que parece ser transversal à nossa geração de pais?

Receio bem que essa seja a pergunta do milhão de dólares. Eu não tenho nenhuma boa resposta para ela, e não sei se há por aí alguma mãe/ pai/ psicólogo/ psicóloga que tenha. Mas não há dúvida que vivemos num tempo paradoxal: nunca os pais foram tão dedicados aos seus filhos, e nunca tiveram tantos problemas de consciência por não lhe dedicarem o tempo suficiente.

Até pode haver um lado bom nisso, se toda essa auto-reflexão nos ajudar a sermos menos egoístas e mais atentos às necessidades dos outros. Mas quando isso se transforma em angústia e sentimentos de culpa - ainda para mais um sentimento de culpa silenciado, porque admitir publicamente falhas em relação às nossas capacidades parentais ainda é quase um tabu - não é bom para ninguém. Nem para os pais, nem para os filhos.

1 comentário:

  1. Eu sou das que tenho sentimentos de culpa. Nem sempre tenho tempo ou paciencia para brincar com eles, mas não é isso que me faz ter estes sentimentos. O que me faz ter estes sentimentos são os seguintes pontos:
    - sou a única pessoa não paga que passa tempo com eles(o resto é a escola ou empregada)- por isso devia passar mais.
    - os meus filhos passam muito tempo dentro de 4 paredes porque só saem quando eu tenho tempo e paciência, o que implica mais horas do que deviam em frente à televisão para não me destruirem a casa.
    - têm 3 e 5 anos por isso o tempo passado com amigos, sem ser em ambiente de escola, também depende maioritáriamente de mim.

    O que quero dizer com isto é que nos dedicamos mais aos nossos filhos do que provavelmente os nossos pais dedicavam, mas como eles não têm a liberdade que nós tinhamos, estão mais dependentes do nosso tempo e por isso realmente não chega...

    ResponderEliminar