quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Vai para a cama, sff

Há uns dias encontrámos um colega da Teresa que ainda tem mais filhos do que nós, e ficámos a reflectir em conjunto sobre qual a conjugação de idades em que a nossa vida ficou mesmo um lodo. Cá em casa, por exemplo, foi quando o Gui era recém-nascido, o Tomás tinha dois anos e a Carolina quatro. Nenhum deles era verdadeiramente autónomo, portanto era uma loucura de fraldas, de roupas, de acordar à noite, e de sei lá mais o quê. Hoje em dia, apesar de serem quatro, é bastante mais fácil do que em 2010, o ano do contacto com o além (ou quase).

Mas depois a conversa continuou para a questão que mais me interessa neste momento, e não, não é acerca da existência de Deus: é como manter a sanidade mental e encontrar tempo para mim, me time, eu sozinho, sem ninguém a chatear, tempo para recarregar as baterias interiores. E aí o colega da Teresa foi taxativo: "Lá em casa está tudo na cama às nove da noite. Os mais novos a dormir, e os mais velhos a ler."

E esta foi a minha reacção interior: "SIM! SIM! SIM! É ISSO QUE EU QUERO PARA MIM!"

É isso que eu quero para mim, que eu tento há anos e anos, e que não consigo. Eu bem tento convencer a Teresa da importância disso, lanço-me aos seus pés, rogo-lhe para ela ter piedade, mas há sempre mais uma coisa, e mais uma, e mais uma, um TPC por fazer, uma música para tocar, um capítulo de Os Cinco para contar, e de cada vez que um puto adormece antes das dez e meia da noite eu lanço um foguete na direcção do lustre da sala só para comemorar.

O problema é este: a Teresa parece que nunca se cansa de ser mãe. Não sei se é uma coisa das gajas. Mas eu, aí pelas 21 horas, já estou cansadíssimo de ser pai. A minha paternidade está esgotada, precisa de ir dormir, e sobretudo o eu-João-Miguel-que-não-sou-só-pai precisa de acordar, viver três ou quatro horas, ver as vistas, ler uns livros, até o corpo desabar em cima de um colchão. Preciso tanto disto. E então se fosse antes de eles irem para a faculdade, seria estupendo.

  Da série World's Best Father, por Dave Engledow

31 comentários:

  1. ahhahaha!! Que delícia! Vá, eu sou mãe e junto-me a ti! Ás 9,30 começa o tempo dos adultos cá em casa... :) tem de ser para a nossa (minha!) sanidade. E sabes que mais? Isso faz de mim uma melhor mãe porque sei que preciso disso como de oxigénio. Por isso faço as coisas acontecerem dessa forma. Quem não precisa, maravilha! somos todos diferentes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. è isso mesmo, como gaja e mãe sinto exatamente o mesmo!

      Eliminar
    2. Concordo! E eles precisam muito de dormir, não é?!

      Eliminar
  2. Lá em casa, e somos 4, as duas crianças vão para a cama às 20h30 (com 20 minutos para a mais velha, de 10 anos, ler duas páginas do livro, antes da luz se apagar). E faz maravilhas à nossa sanidade pois o silêncio é maravilhoso. Quase que andamos de bicos dos pés só para não fazer barulho. Isto juntando ao bem que lhes faz, às crianças, dormirem bem e horas suficientes. Mesmo à sexta e ao sábado, e como estão habituados à rotina, não fogem muito dos horários. Até pedem para ir para a cama.
    Se é um processo fácil? Não é. Para além dos dramas diários com águas, xixis e cocós, monstros do quarto, existe sempre o periodo de habituação que traz choros.... mas depois de algum tempo (1 a duas semanas) a coisa vai.
    Boa sorte e mostre à mãe o quão é bom um sono com rotinas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é que isso se faz?

      Eliminar
    2. Sim, como é que isso se faz?
      Na casa da Esquina da Vida são 4, ao todo. Não são 4 crianças. Eu tenho 4 filhos e trabalho, por vezes chego bastante tarde a casa. Eles precisam de atenção, têm TPC's para fazer e de estudar para testes. Como é que se consegue ter o jantar na mesa às 8 horas para eles se deitarem a horas decentes?

      Eliminar
  3. ahahahahahahahahahahahahahahah o que eu me ri com este post! partilho TANTO esse sentimento!

    ResponderEliminar
  4. Sim, sim. Cá em casa também é às 21h. E se por acaso a mais velha estiver a acabar algum trabalho de casa, fica ela acordada e os irmãos apagam as luzinhas para dormir. Tem que ser.

    ResponderEliminar
  5. Posso dizer que a nossa fase de lodo foi muito semelhante, quando o mais velho tinha 5, a do meio ainda não tinha 2 (mas quase) e o terceiro nasceu. Ah, que bom que é essa fase já ter passado. Agora com o mais novo com 2 anos e meio é bem melhor. A nossa saga reprodutiva terminou por aqui. Sobre a hora de deitar, vejo aí muitos paralelismos com o meu companheiro, com a diferença que eu também me canso de ser mãe a partir de certa hora (a sua mulher concerteza também, mas se calhar é mais discreta!) O meu companheiro também se lastima imensamente que a hora de deitar devia ser mais cedo (e eu concordo!) mas a questão é que é bastante difícil. E pessoalmente acho que é importante termos também algum tempo com eles (e eles uns com os outros) para além do banho-janta-lava dentes-e-cama. Mas ultimamente fizemos um progresso importante que foi deitar todos ao mesmo tempo (dantes o mais novo ia primeiro). Houve protestos e resistências (curiosamente até do adulto masculino) mas a coisa lá entrou na rotina e conseguimos uma média de meia hora mais cedo de os ter todos na cama e a casa em silêncio, nos dias bons às 10h15, vulgarmente às 10h30. Enfim, equilíbrios difíceis.

    ResponderEliminar
  6. Definitivamente não é "coisa das gajas"! Eu adoro ser mãe, não me cansando de o ser, mas a partir das 21h30 começa o meu serão, o meu tempo para fazer o que bem me apetecer. E que importância damos lá em casa a esse tempo!

    ResponderEliminar
  7. Bem, eu só tenho um com 2,5 anos e está a chegar o segundo. Mas desde que o Baby Boy nasceu que a regra é mesmo essa: termos algum tempo para nós, e às 21h30 ele estar na cama! Espero manter o esquema quando forem dois!!

    ResponderEliminar
  8. Só tenho um filho, com 13 anos e vai para a cama ás 9.30 sem falta ... preciso desse tempo para mim como de ar para respirar.

    Cláudia

    ResponderEliminar
  9. He he, sou mãe de duas meninas (5 e 2 anos), mas fiz sempre os possíveis para manter uma rotina de as deitar cedo (sabendo que depois tenho que aguentar o levantar cedo de manhã). Entre as 21h e as 21:30h estão a dormir. Preciso desesperadamente de um tempo para mim, para nós (a dois), de lermos, vermos uma série e ainda mais de um pouco de silêncio pela casa. Aguento melhor a manhã porque tenho mais energia, ao fim do dia estou de rastos e elas precisam também de descansar :)T.

    ResponderEliminar
  10. Eu tenho 3, o de 2 anos é metido na cama antes das nove, os outros 2 ( 6 e 8) vão às 9, o mais velho fica a ler uns 15 minutos e já está! Silêncioooooo!

    ResponderEliminar
  11. Lá por casa 3 vão para a cama às 9h...o mais velho depende se tem que estudar ou não...

    ResponderEliminar
  12. Não sou mãe, mas parece-me que qualquer casal necessitaria desse tempinho. Dizem que é importante para os casais manterem aquele tempinho de ambos e para ambos! :)

    ResponderEliminar
  13. Eu sempre deitei os meus às 9.30, exige o esforço de ter de chagar a casa a horas de lhes dar o jantar até às 8, o que para quem trabalha numa empresa nos dias de hoje sabe que nem sempre é fácil, têm 3 e 5 anos. Desde que o meu marido foi trabalhar para fora e eu estou sózinha com eles ainda me faz mais falta este bocadinho, então ao fim de semna que estou 13 ou 14 horas sempre com eles ainda me apetece deitá-los mais cedo...
    Mas existe o reverso da medalha, seja Terça, Quinta ou Sábado às 7 horas estamos todos a pé a ver o Mickey.
    Não há vidas perfeitas...

    ResponderEliminar
  14. lolol
    Compreendo-te.
    Nós ainda não temos filhos, mas é isso mesmo que eu quero instaurar em casa quando eles vierem!
    Tempo para mim, para o casal e para o silêncio... é fundamental.
    Senão não há cabeça que aguente!

    ResponderEliminar
  15. Solidária. Tão solidária.
    (Todos para a cama imediatamente. E diz o PAI: não sejas chata, deixa lá acabarmos este campeonato de Fifa)

    ResponderEliminar
  16. Cá em casa também somos 4. Um com 9, outro com 7 e duas gémeas de 3. As gémeas vão para a cama às 8 e às 8:30 já roncam. Os mais crescidos vão para a cama às 8:40 (final do programa xxxx no canal preferido)e nem sempre adormecem antes das 9. Mas é preciso que quem acha que eles têm de ir para a cama cedo (nesse caso, eu) os faça ir lavar os dentes, etc, etc e depois deitar. Para isso, novamente eu, a interessada, tenho que garantir que está tudo feito, TPC, jantar, etc, bem cedo. E ao fim de semana apesar de apetecer a todos, não sair muito desta rotina, se não custa muito a adormecer no domingo. Mas isto não era assim quando só tinha dois. Deitavam-se pelas 22:00. Mas, depois de ter os 4, e de precisar cada vez mais de silêncio e de tempo para mim, comecei a ir impondo horários cada vez mais cedo e consegui. São estas horas, todos dormem e roncam. Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  17. É a primeira vez que aqui comento, mas hoje não podia mesmo deixar de o fazer.

    Também tenho quatro filhos (uma com 11, outra com 10 e dois que estão a dias de completar os 7 anos). E compreendo perfeitamente o que diz, aproveitando apenas para informar que não é, efectivamente, "uma coisa de gajas" - eu, que sou e adoro ser mãe, preciso de tempo para mim como de pão para a boca. Gosto muito de estar com os meus filhos mas, convenhamos, também gosto muito quando estou apenas comigo. Muito mesmo!

    Por isso, a regra é e sempre foi de os deitar às 21h. E faço tal e qual como o colega da sua mulher: as mais velhas ficam a ler na cama, enquanto os mais novos (pelo menos por enquanto) adormecem em minutos.

    Não é desamor de mãe (ou, no seu caso, de pai). É um verdadeiro caso de sobrevivência! :)

    (Mas diga lá que não ia ao quinto? Eu ainda sonho com isso!)

    Alda

    ResponderEliminar
  18. Os meus filhos têm 2 anos de diferença. No primeiro ano do mais novo ía dando em maluca porqque era muito dificil manter rotinas com um bebé que estava sempre doente. Mas passei o cabo das tormentas e já navego por águas calmas. A partir das 21h30 esta mãe trasnforma se em monstro e os meus filhotes nao gostam nada do meu lado psicopata. Mas a logística é tremenda. Jantar as 19h30, seguem se banhos, xixis, copos de agua e afins. As 21h ja estao d pijama a preparar se para historia. Quando ha atrasos não há banhos ou são a correr de chuveiro, a historia conta se em 1 min e pronto. Mas claro que há dias que nao me safo de atrasos. Como quando estou a apagar a luz e o pai abre a porta, a chegar do trabalho. :)

    ResponderEliminar
  19. Cá em casa, são 3 (13,12 e 5 anos). E a hora de ir para a cama, (excepto sexta e sábado) é as 9.30...para as 10.00 estar tudo de luz apagada e em silêncio.
    Mesmo que fiquem TPCs por terminar, ou musicas por aprender...as horas de sono deles e as horas de paz dos pais são sagradas e de uma prioridade máxima.

    ResponderEliminar
  20. Em primeiro lugar, parabéns pelo blog! Os meus pais também são "pais de quatro" e eu adorei ter crescido com "tantos" irmãos! Por enquanto só sou mãe de uma, mas adorava ter a disponibilidade física, mental e financeira para ter assim uma família grande!

    Sobre o tópico, lembrei-me de um excerto do livro que estou a ler "No coração das emoções das crianças" de Isabelle Filliozat, uma psicoterapeuta especializada no estudo das emoções, que diz o seguinte:

    "Se nós não reconhecemos as nossas necessidades e nos sentimos frustrados pela falta de elementos essenciais ao nosso próprio desenvolvimento, é provável que tenhamos dificuldade em dar aos nossos filhos aquilo de que eles precisam. Os pais têm, portanto, o dever de ouvir e reconhecer as suas próprias necessidades, e de arranjar maneira de as satisfazer na medida do possível."

    Portanto,arranje tempo para si, sem remorsos, para bem dos seus filhos!

    MP

    ResponderEliminar
  21. Bom dia.
    É a primeira vez que comento,apesar de todos os dias vos visitar.
    Também sou mãe, de um menino de três anos.
    E escrevo porque discordo do pai (:-)).
    Na minha opinião, nós passamos tão pouco tempo com os nossos filhos que, se o "obrigar" a deitar às 21 horas, por exemplo, fazendo as contas, durante um dia, passo +- 4 horas com ele (uma de manhã e três à tarde/noite). É tão pouco... e eu quero aproveitar o meu filho mais um bocadinho... se virmos bem, nessas três horas depois da escola, entre tomar banho, jantar, lavar os dentes, que tempo sobra para "usufruirmos" um do outro?
    Portanto, estou completamente de acordo com a mãe aí de casa... e deixo-o ficar até um bocadinho mais tarde, embora compreenda a sua necessidade de dormir e o incentive a isso, mas sem o obrigar...
    Pronto, são opiniões, cada um tem a sua e aqui fica a minha.
    Muitas felicidades para todos aí em casa.

    ResponderEliminar
  22. Pois... Lá em casa é uma de 20 meses (estamos agora a planear o 2º) e, pelo menos para já, entre as 20:30, 21h está a dormir! e aí tratamos de nós... jantar... arrumar cozinha, respirar... mas sabe tão bem aquele silêncio, o não ter que ir a correr a qualquer parte da casa ver o que se passa... isto sendo eu apaixonada pela minha filha e adorando o meu papel de mãe... mas sem me esquecer de mim!

    (também é a primeira vez que escrevo por aqui...)

    ResponderEliminar
  23. Sou mãe de dois e há dias que só me apetece fecha-los na despensa e sentar-me a ler com tampoes nos ouvidos, mas pronto, ADORO-OS e ... são meus!
    Gostava muito de ter essa rotina, mas cá em casa é impossível, por várias razões:

    Nunca chego a casa antes das 19.15h (nos dias bons), vou buscar a mais pequena que chegou da escola e ficou na avó.
    O jantar nunca fica pronto antes das 20.15/20.30h e isto sem banhos nem nada disso.
    E depois ainda há aqueles dias que o mais velho tem treinos de futebol e que chega a casa às 21h (ou mais).
    Ainda tem de jantar e tpc....
    Bem tempo deita-los (deitar-me) cedo, mas eles é sempre depois das dez/dez e meia (a pequena - 5 anos) e ele (10 anos) pelas onze...
    Não consigo melhor...

    ResponderEliminar
  24. Concordo tanto...
    Eu canso-me de ser mãe, mas não resisto a ler só mais um capítulo, só mais um conto...
    E o tempo para mim? Tenho duas filhas, com sete e quatro anos, e ainda não consegui impor horas certas de deitar, de apagar a luz e de ser a hora dos grandes.
    Sou um falhanço no que diz respeito a regras, fazer o quê?

    ResponderEliminar
  25. Lá por casa é um boy de 3 anos e está um rebento a caminho ( para Maio. O ritual de ir para a cama começa às 22h para que ele esteja a dormir às 22,30h ( na melhor das hipóteses.
    Quem me dera que às 21h ele já estivesse na caminha. Era bom para mim e bom para ele. Mas chego a casa sempre por volta das 20h. Entre fazer o jantar e dar banho estamos a jantar às 21h. Acabar a janta e brincar um bocadinho com ele ou ele ver um bocadinho de tv está na hora de deitar. Como ele dorme até 9h da manhã não me preocupa muito que ele só adormeça às 22,30h. Quando me consigo despachar mais cedo, às vezes o pai, ainda diz "deixa lá o menino brincar mais um bocadinho pouis nao passamos tempo nenhum com ele" . E depois eu é que sou sempre a má da fita, mas aquele silêncio que advém da ida para a cama é bestial.
    Quando nascer o rebento vamos ver como corre esta azáfama dária.
    Já agora é a 1ª vez que escrervo aqui e adoro o teu blog.

    Ana Tavares

    ResponderEliminar
  26. Bom dia!

    Eu também sou mãe de quatro e não podia concordar mais consigo e com a Alda Benamor (alguns comentários acima :).
    Os meus têm 9, 7, 5 anos e o pirralho tem 20 meses. Para já, os mais velhos vão para a cama cedo e adormecem rápido (o mais velho já gosta de ficar a ler :) mas com o mais novo, talvez porque nasceu prematuro e passámos com ele alguns momentos de muita angústia e também porque de manhã não tem hora para acordar, acabamos por deixá-lo connosco mais um tempinho.
    Mas é um facto que ele cada vez prolonga mais a ida para a cama e que aquele momento de casal acaba por ser prejudicado.
    Por isso, certamente que me vou aplicar em incutir-lhe os bons hábitos dos irmãos :)

    ResponderEliminar