sábado, 12 de janeiro de 2013

Excelente desculpa

Quando chega a hora de deitar, o Gui tem todas as noites uma série de pedidos extra que vão servindo para adiar o fecho dos olhos.

- Papá, quero água.

Lá vem um copo de água para ele beber.

- Papá, quero a almofada do teu quarto.

Lá vem uma almofada do quarto para ele encostar à parede.

- Papá, o meu leão não está aqui.

Lá vem o leão de peluche para ele abraçar.

Uma pessoa aguenta isto uma semana, mas depois começa a saltar-nos a tampa. E nos dias em que estou de pior humor, ameaço-o: por cada pedido que ele me fizer já depois de ter apagado as luzes, apanha um castigo (um dia sem ver televisão, um dia sem jogar computador, uma coisa assim, porque quando simplesmente lhe dou um não radical - acreditem, já experimentei - e ele está perdido de sono, o resultado é meia hora a berrar descontrolado).

Há pouco fui particularmente efusivo nas minhas ameaças, e exigi que ele despachasse todos os seus rituais do sono antes de eu sair, para que não tivesse de voltar ali.

Quando, 10 minutos depois, ouço um "papá!" vindo do quarto, fui logo a correr buscar o martelo dos bifes.

- O QUE É QUE TU QUERES, GUI? ESPERO QUE TENHAS UMA EXCELENTE DESCULPA PARA ME ESTARES A CHAMAR!!!!!

E diz-me ele, muito medroso:

- É que o baú das roupas de Carnaval está aberto...

Era verdade. Ele tinha estado a mascarar-se com uns amigos que passaram cá o dia, e deixaram a tampa aberta. Guardei o martelo e perdoei-lhe. Era, de facto, uma excelente desculpa. Aos quatro anos de idade, qualquer coisa que esteja aberta no escuro é um assunto sério. E então quando se trata de roupas de Carnaval, sabe-se lá o que pode sair dali dentro...


2 comentários:

  1. Conheço o ritual... e as desculpas.
    Não há dúvida, tiram-me do sério!
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  2. Há uns tempos também escrevi um post no meu blog sobre isto. É de facto impressionante as desculpas que eles inventam :) Nesse post contei que, a dada altura, já depois de ter pedido água, para o tapar, a chucha e mais não-sei-quê, pediu-me... vinho! lololol E juro que não é um hábito cá de casa darmos a bebida do Baco à criança. Não sei onde é que ele desencantou esta ideia :P

    ResponderEliminar