sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Mandela explicado às crianças

Por vezes, a arte e a magia são difíceis de distinguir. Para comemorar o 50.º aniversário da captura e prisão de Nelson Mandela, o escultor sul-africano Marco Cianfanelli construiu um incrível monumento no exacto local (na região de KwaZulu-Natal, África do Sul) onde em 1962 Mandela foi capturado quando se dirigia à casa do então presidente do ANC, em busca de apoio para a luta anti-apartheid. A escultura consiste em 50 colunas de aço pintado, cortadas a laser e com cerca de 9,5 metros de altura. A sua organização parece, da maior parte dos ângulos de observação, ser aleatória, mas num determinado ponto, a 35 metros da estrutura, ela alinha-se, fazendo surgir o perfil de Nelson Mandela.








Obras de arte tão surpreendentes quanto esta podem ser excelentes oportunidades para introduzir os miúdos - sobretudo os que já estão em idade escolar - em questões tão importantes como o apartheid e o racismo, e para ajudá-los a interessarem-se por personalidades fundamentais da nossa História, como Nelson Mandela.

Se quiser fazer isso, este vídeo, que acompanha toda a construção da escultura, também pode ser uma boa ajuda.

3 comentários:

  1. Uma estupenda homenagem a um afigura ímpar.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada, Teresa. É fantástico!. Amanhã é sábado, os miúdos estão em casa e eu vou mostrar-lhes o que partilhou.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar