quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A mamã é médica #7.1

Um leitor escreveu: O leite não é a maior fonte de cálcio disponível, não sendo necessariamente essencial à dieta de uma criança (como muitos meninos e meninas intolerantes à lactose que nem por isso deixam de crescer saudáveis o comprovam). Até amêndoas e sementes de sésamo têm mais cálcio do que o leite (e ambos podem ser incluídos facilmente em pães ou até bolachas caseiras - em que se controla os açúcares e nem por isso deixam de ser atractivas para os mais pequenitos.)
E ainda outro, a respeito de um post em que uma mãe se preocupava por o filho não gostar de leite: O pequeno parece comportar-se como os restantes mamíferos conhecidos. Ao que parece somos os únicos que insistem em continuar, e até obrigar-nos, a beber leite de outros bichos. 

Nos últimos anos têm sido muito acesas as discussões e debates sobre se o leite é ou não um alimento saudável para os humanos, em especial para as crianças. Os argumentos de um e outro lado da questão são múltiplos e por vezes extremados e pouco simpáticos (ou não fossem os nomes dos pobres animais que produzem o dito cujo - vacas e cabras - propícios a trocadilhos deselegantes). Por decreto, quando nos referimos a leite alimentar estamos a falar de leite de vaca. Quando queremos falar de leite de cabra ou outros temos que especificar a origem.


Como há muitos pontos importantes a discutir, divido a discussão em dois posts.

Comecemos pelos argumentos contra a ingestão: que há alimentos mais ricos em cálcio do que o leite, que somos a única espécie que bebe leite depois da infância e a única que bebe leite proveniente de outra espécie, que o leite contém hormonas que são administradas às vacas para crescerem mais rapidamente, que a maior parte dos lacticínios é pasteurizada e que esse processo destrói as proteínas do leite, que é homogeneizada e isso desnatura as proteínas e torna o leite mais difícil de digerir, que o leite tem mais colesterol que o bacon, que as vacas são alimentadas com milho e soja geneticamente modificados, restos de animais, pesticidas e antibióticos, que existe maior incidência de fracturas osteoporóticas em países com elevado consumo de produtos lácteos, que quem consome produtos animais tem um cemitério de bichos no estômago, e por aí adiante.

A decisão de ingerir ou não produtos animais é uma filosofia de vida e, desde que todos os nutrientes sejam incluídos na dieta, por vezes com necessidade de recorrer a suplementos, é uma escolha que só a cada um diz respeito. Não devem ser aqui esquecidas as crianças (em especial os lactentes) que em raros casos sofrem défices vitamínicos importantes, com sérias consequências para a sua saúde, pelas escolhas alimentares pouco informadas dos pais.

É verdade que existem alguns alimentos mais ricos em cálcio do que o leite. As sementes de sésamo ou as amêndoas (estas muito menos) são um exemplo. Agora vejamos: aproximadamente, a quantidade de cálcio existente numa chávena de amêndoas integrais é 378 mg e numa de leite é 300 mg. Só que se ingerirmos a primeira estamos a consumir cerca de oito vezes mais calorias do que com a segunda. Percebe-se, portanto, porque é que as amêndoas não são consideradas pela FDA (órgão governamental que controla os alimentos e medicamentos nos EUA) um boa fonte de cálcio (por definição a quantidade de referência diária de um determinado alimento deve fornecer 10-19% da dose diária recomendada desse nutriente para ser considerada uma boa fonte nutricional), ainda que o seu consumo seja altamente recomendável.

Sobre o conteúdo ilícito de antibióticos, hormonas, pesticidas e bactérias no leite alimentar não me vou pronunciar. Os métodos de análise e controle do leite estão regulamentados, são minuciosos, e é suposto que funcionem e sejam verificados pelas entidades responsáveis.

É verdade que o tratamento térmico que o leite alimentar sofre (com vista a destruir os organismos indesejáveis), e a sua homogeneização, alteram significativamente a fracção proteica útil do leite e induzem perda de nutrientes. Aqui o que conta é o que se obtém da relação custo-benefício e ainda assim o resultado, segundo estudos credíveis de equipas credenciadas na área de Pediatria e Gastrenterologia, é positivo, re-assumindo-se o leite como uma fonte primordial de proteínas e cálcio.

Sobre o conteúdo de gorduras no leite já aqui me referi em A mamã é médica #2.

Em relação às patologias que se associam ao consumo de leite falarei no post seguinte. 



5 comentários:

  1. Bem, há certamente alimentos mais ricos em cálcio do que o leite, não deixando este de ser um alimento rico noutras substâncias igualmente necessárias.

    Se o problema realmente é o "beber leite de outros bichos" tem-se sempre a alternativa do leite de soja. Sou completamente a favor, como veterinária sei/vi que a industria do leite é um mundinho assustador, para além de que a nível ecológico é o melhor passo que poderíamos dar.

    Agora, sejam pessoas interessadas e procurem uma boa fonte de informação. Não retirem alimentos das dietas dos vossos filhos, só porque lemos em algum lado que tal e coisa.

    Gosto muito dos posts "a mamã é médica". Continuem! :)

    ResponderEliminar
  2. Bom. Este assunto do leite atormenta me um bocadinho. Porque a curto prazo não vou mesmo conseguir ultrapassar a sua resistência. E vou compensando com alternativas mas sempre a pensar que poderá estar com carências de cálcio. Em termos de crescimento ele esta no percentil 95 de altura e 75 de peso. O pediatra desdramatiza mas este tópico incomoda me. Obrigada pelas sugestões e informações. Vou continua em testes.

    ResponderEliminar
  3. Maria Paes de Vasconcelos15 de fevereiro de 2013 às 15:27

    Uma opinião pessoal de uma profissional da área:

    Somos os únicos mamíferos que bebem leite em adultos, mas também somo os únicos que estudamos filosofia e fomos à Lua (para escolher 2 ao acaso...).

    No desenvolvimento da nossa espécie houve um momento crucial em que se iniciou a pastorícia, e passou a haver proteína de alto valor biológico à mão sem ter de matar o animal, o que é mais económico e "amigo dos animais" (aliás, como o ovo).

    A escolha de beber ou não leite é pessoal, e é possível viver bem sem ele, mas é prático (para levar na carteira/mochila, por exemplo), é adaptável (com sabores, em queijo, em iogurte...) e é barato (principalmente se comparado com outras fontes proteicas). Portanto a questão é: why not?

    (Nota: muitos parabéns pelo blog, adorei as estrelas! um alívio neste dia em casa com filho engripado...)

    ResponderEliminar
  4. Realmente este assunto é polémico e há muitos prós e contras.

    Penso que além da ingestão de alimentos com cálcio, também muito importante é saber se o nosso organismo tem capacidade para assimilar o cálcio. Desta forma a Vitamina D extremamente importante nessa função, por isso considero que se deve controlar os valores dessa Vitamina no nosso organismo.

    Gostava de saber a sua opinião.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  5. Tenho pesquisado sobre este tema, e li recentemente num artigo que me pareceu sério que o problema de beber leite é este ter na sua composição um elemento que dificultaria a fixação do cálcio nos ossos, sendo esse o motivo para os países com maior consumo de leite serem os que apresentam maiores índices de osteoporose. Tem algum conhecimento sobre esta interpretação? Obrigada.

    ResponderEliminar