quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Ei, tira daí essa salsa!

A propósito de salsa, referida neste post, atentem-me para esta coincidência herbácea: estava eu a discutir com a minha mãe ao almoço cólicas de bebé e obstipação (sempre um dos nossos temas favoritos para acompanhar um bom entrecosto de vitela), quando ela me informa do seguinte método artesanal, do qual parece que usufrui em tempos, com notável eficácia:

- Sabes, quando tu eras pequeno nós não usávamos esses tubos de plástico intermináveis que vocês enfiam na pobre Rita.
- Ai não? Então usavam o quê?
- Salsa.
- Salsa?!?
- Sim, cortávamos um pezinho de salsa - escolhíamos um daqueles caules mais grossos, aí com um dedo de comprimento - e depois enfiávamos o pé de salsa com muito cuidado nos bebés.
- Eeeeeeeeei! Estás a dizer-me que eu já tive pés de salsa enfiados no rabo?!?
- Muitos.

(Suspiro.) Nunca é tarde de mais para aprender certas coisas. Eu, por exemplo, tenho 39 anos e descobri hoje ao almoço que passei os primeiros anos da minha vida com o rabo condimentado. Só faltou acrescentar um dentinho de alho. Desconfio que se a coisa não resultasse, já estava temperado e a minha mãe só tinha de me levar ao forno. Aí pelos 180 graus parava de certeza de me queixar das cólicas. Mas, felizmente, a coisa resultou espectacularmente bem - para aí desde os seis meses que não sofro de obstipação. Portanto, está decidido: da próxima vez que a Rita começar a guinchar, lixo-me para a farmácia e vou directamente à secção de vegetais do Pingo Doce.

Se partilho isto aqui, é para vocês todos poderem fazer o mesmo.

9 comentários:

  1. Ai, agora fiquei sem fala!Nunca mais vou olhar para o meu blog do mesmo modo : "Alice pé de salsa"
    http://edien-edien.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Rabo condimentado é muito bom! ahahhaha!! É bom saber - vem aí o segundo e pode dar jeito :)

    ResponderEliminar
  3. A minha avó utilizava o caule das malvas.

    ResponderEliminar
  4. Será que vem daí a expressão infantil "Mariquinhas pé-de-salsa"?

    ResponderEliminar
  5. De salsa nunca tinha ouvido falar, mas a minha mãe chegou a usar um talinho de couve com azeite nos meus sobrinhos e a verdade é que dava resultado.

    ResponderEliminar
  6. lololol o que me ri com este post! Muito bom! Já não vou a tempo de enfiar salsa no rabo do meu filhote, visto que a fase das cólicas já passou, mas se tiver outro filho, experimento ;)

    ResponderEliminar
  7. num campo de férias para mães solteiras que coordenei deu imenso jeito, não havia farmácias por perto nem €€€.
    e deu resultado, é o que interessa. e não é porcaria metida dentro da criança.

    ResponderEliminar
  8. Basta deitar um pouquinho de açúcar no biberon e fica resolvido!

    ResponderEliminar
  9. Numa pequena pausa do trabalho estava eu a ler alguns posts deste blog quando dei com este "Ei, tire daí essa salsa" ri tanto tanto que a minha chefe veio ao meu gabinete se estava tudo bem ...... simplesmente divinal eu que gosto tanto de salsa nunca mais para este tempero com os meus mesmos olhos ...

    ResponderEliminar