quarta-feira, 24 de abril de 2013

Self-made alface

A escola do Bairro de São Miguel é um óptimo exemplo de sucesso da escola pública. Como o Tomás e a Carolina têm a sorte de estudar lá, nós esforçamo-nos por participar no que podemos para melhorar as condições físicas da escola e enriquecer as actividades educativas dos miúdos.

Este ano uma das ideias mais interessantes foi criar uma horta biológica num espaço abandonado da escola, que foi dividido em 16 pequenos talhões: um para cada turma. O projecto foi concretizado com a ajuda das famílias dos alunos, e além de ter propiciado um convívio óptimo entre todos, tem feito muito pela educação ambiental e ecológica de pais e filhos. Não faz sentido nenhum que haja miúdos a achar que as ervilhas nascem em latas e as alfaces nos sacos dos supermercados. Com uma iniciativa tão simples, é vê-los agora preocupados com a reciclagem dos lixos e interessados na compostagem para poderem melhorar o crescimento das culturas que têm feito.

Ontem foi dia de colheita na turma da Carolina e coube-me a mim ir apoiar os miúdos, para a horta conseguir sobreviver a tamanho entusiasmo. Alfaces, rabanetes, couve portuguesa, grelos, ervas aromáticas - cada um levou um produto para casa. À Carolina coube uma alface que ela exibiu orgulhosamente e fez questão de lavar e preparar para o jantar. E, segundo ela, foi a mais saborosa que já comeu até hoje.





10 comentários:

  1. Foi de certeza a que soube melhor, não só pelo empenho como pela muito provável ausência de químicos (pelo menos na quantidade em que devem ser usados nas dos supermercados!)

    ResponderEliminar
  2. Estas iniciativas são fantásticas, em todos os sentidos!! :) Eu tenho a sorte de ter uma mini-horta em casa e é ótimo! ;)

    ***

    THE GLITTER SIDE
    Facebook

    ResponderEliminar
  3. a escola onde andei há....... 20 anos! god, como o tempo passa :/

    ResponderEliminar
  4. Até fico com pena de não trabalhar nessa escola...

    ResponderEliminar
  5. No infantário dos meus filhotes mais novos há uma horta e também animais. Eles têm actividades várias na quinta, desde ajudar a dar alimento aos animais e plantar e semear hortícolas, e até um mercado da quinta, onde eles podem colaborar também na venda dos produtos da quinta, em que a regra é cada qual (pais!) pagar o que achar bem pelos produtos (que reverte para a escola, claro). Acho que tudo isto faz muito sentido!

    ResponderEliminar
  6. É a escola que, se tudo correr bem, os meus filhos irão frequentar. Fico feliz por estar constantemente a ouvir coisas boas sobre ela e triste por não ser o mais comum no que respeita às escolas públicas de Lisboa...

    ResponderEliminar
  7. As hortinhas nas escolas/JI são excelentes ideias para a educação ambiental (e não só) das nossas crianças. As minhas pequenotas também têm uma hortinha biológica na delas :)T.

    ResponderEliminar
  8. Pena o meu filhote não ter uma hortinha na escola onde anda... Curiosamente essa foi a minha escola durante 4 anos! :) De 89 a 93 ! Que saudades!!!

    ResponderEliminar
  9. E aqui o bonito blog da horta da Escola do Bairro de S. Miguel.

    http://biohortasaomiguel.blogspot.pt/

    ResponderEliminar