quarta-feira, 10 de abril de 2013

Eh lá! Uma covinha no queixo?!?

Aaaaaaaaaaahhhh! Ainda estou a recuperar do choque. Olhem no que eu reparei hoje a surgir no queixo da minha filha mais nova:


Sim, o que é aquilo? O que é aquela coisa a surgir na região sub-labial? Pois é! Horror! A minha filha Rita vai pelo mesmo caminho do meu filho Tomás: ela também vai ter uma covinha no queixo. Ora, eu sempre vi escrito em todo o lado que a covinha no queixo era provocada por um gene dominante, e que para um filho o ter, das duas uma: ou tem uma covinha a mãe, ou tem uma covinha o pai.

Mais: até já li que a coisa era mais fiável do que um teste de ADN. Ora, a mãe não tem covinha no queixo, e o pai, como podem ver por esta foto, também não:


Ok, ok, não se consegue ver nada na foto. Infelizmente, o alegado pai tem barba. Mas posso jurar que por baixo daqueles pêlos já grisalhos e super-sexys não existe nenhuma covinha no queixo (e olhem que eu sou homem para rapar a barba só para o provar).

Portanto, como é que eu fui ter dois filhos com covinha no queixo? Isto já não pode ser só acaso. Donde, ou a excelentíssima esposa me explica tudo muito bem explicadinho, com argumentos vindos directamente do monge Mendel, ou esta passará a ser a banda sonora que me acompanhará até ao fim dos meus dias (sim, porque as pessoas na rua comentam covinhas no queixo, que eu bem sei):


23 comentários:

  1. O que eu me ri com este post! Ó João Miguel Tavares, esqueça lá isso!

    ResponderEliminar
  2. Deixa lá que cá por casa moram dois filhos de olhos azuis e tanto eu como o meu marido temos olhos castanhos. A minha cunhada também diz que os sobrinhos são filhos do padeiro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os olhos azuis são provenientes de um gene recessivo. Significa que ambos os pais tinham essa informação genética, mas também a informação de castanho, que é dominante, portanto o castanho prevaleceu. Quanto aos filhos, tinham 25% de probabilidades de ter olhos azuis e assim ditou a lotaria genética. Um filho de pai e mãe de olhos azuis é que em princípio não poderá ter olhos escuros...

      Eliminar
    2. a cor dos olhos é uma característica poligénica, pelo que não obedece exactamente às leis de Mendel para um gene único

      Eliminar
    3. Os meus Avós tinham ambos olhos azuis e o meu tio tem olhos castanhos.... isto da genética é um mistério (sim porque apesar da diferença da cor dos olhos o meu Tio é muito parecido com o meu Avô)!

      Eliminar
    4. Bem, e ainda há a questão dos olhos verdes, variante do castanho, que ainda é mais complicada, e pelo que sei, bastante imprevisível.

      Eliminar
    5. Pais com olhos azuis tem que dar filho com olhos azuis, mas pais com olhos castanhos podem dar azuis basta ambos terem o gene azul. O seu tio não é filho dos avós...

      Eliminar
  3. Ups! Também já ouvi a mesma teoria! A minha filha tem covinha no queixo, tal como o pai. Os rapazes não, tal como a mãe!

    ResponderEliminar
  4. Não poderá ter sido no "tal" momento... um simples escorregar e bater com o queixo de tal forma a amassar só um pouquinho! Depois tipo uma fotografia.... olha na altura eu tinha uma covinha no queixo.... mais o ombro deslocado e um hematoma na perna, ehehehehe.

    ResponderEliminar
  5. A minha filha tem covinha no queixo e tanto eu como o meu marido não temos. Nem o padeiro! A minha filha tem olhos verdes e os meus são azuis e os do meu marido castanhos. Os do padeiro são castanhos. :)

    ResponderEliminar
  6. Já agora, eu como bióloga e com algumas noções de genética (embora não profissional nessa área) lembro-me de estudado que a hereditariedade do tipo de sangue é que não deixava sombra de dúvidas. Por exemplo, de um pai tipo A e uma mãe tipo O nunca poderia sair um filho B ou AB... quanto a uma miríade de características genéticas, a hereditariedade é frequentemente bem mais complexa do que os esquemas simplistas habitualmente transmitidos. Portanto, eu estaria descansada ;)

    ResponderEliminar
  7. Ora faça lá o favor de ir ver com olhos de ver as suas fotos e as da sua esposa durante a infância! Para além de passar um bom bocado ainda vai encontrar umas covinhas. Ou talvez não, mas há sempre a excepção que confirma a regra.

    ResponderEliminar
  8. Oh pá eu cá não sei o que lhe dizer... apenas me ocorre que quanto à Rita não sei mas o Tomás, esse garanto-lhe:é a sua "cara chapada!"

    ResponderEliminar
  9. Ahahahahah
    Não sei como a Teresa não te torce o pipo!

    ResponderEliminar
  10. Agora lembrei-me de uma história... Na ecografia do último trimestre do meu filho a médica perguntou a mim e ao meu marido qual de nós tinha "pé grego" (2ª dedo mais comprido que o dedo gordo, que supostamente também é uma característica dominante). Perante a nossa resposta negativa e depois de nos descalçarmos (sim, ela insistiu) diz ela com cara brava a olhar para mim: "Então olhem não sei... Entendam-se!" E pronto... A mim só me deu para rir à gargalhada (uma pessoa grávida fica muito doida) e ri-me e ri e ri... Saí de lá a rir! E agora que penso nisso... Já me fartei de rir também... Eu quase a parir e ela vai e faz ali um teste de paternidade com todo o rigor científico num minuto: "Entendam-se!" Mai nada!... Há gente bem tontinha neste supermercado de Deus!!

    ResponderEliminar
  11. Já me ri com gosto. Assim o dia é bem melhor!

    ResponderEliminar
  12. O meu filho mais novo tem o queixo à Kirk Douglas e nem eu nem o pai dele temos... Ficamos espantadissimos quando nos apercebemos da "racha" no queixo! Mas conseguimos determinar que o meu bisavô e uns tios-avôs também tinham. Vá-se lá entender a genética!

    ResponderEliminar
  13. ahahahah
    O mal foi ter explicado a teoria genética, agora não há mesmo nada a fazer, as pessoas vão mesmo comentar na rua os Xs e os Ys... ;)

    ResponderEliminar
  14. Acho que ela pulou a cerca. Faz o teste de ADN o quanto antes a TODOS os teus filhos.

    ResponderEliminar