terça-feira, 30 de abril de 2013

Por qué no te callas, ó Balotteli?

Este é Mario Balotelli, o grande bad boy do futebol actual. Eu gosto do Balotelli: para além de ter uma história de vida especial, é grande jogador, imprevisível e bastante maluco, o que é de saudar num desporto cada vez mais feito de jogadores plastificados, que só vão às conferências de imprensa dizer que é preciso respeitar o adversário, que o mais importante é a equipa e que é preciso levantar a cabeça. Balotelli não alinha. E toda a gente (excepto os seus treinadores) adora desalinhados.



Apresentado Balotelli, importa agora apresentar a nova namorada de Balotelli, Fanny Neguesha, uma modelo belga sobre a qual ele disse: "é a primeira mulher com quem me sinto confortável". Tendo em conta que as modelos com quem ele andou davam para fazer vários desfiles da Moda Lisboa, esta pode ser entendida como uma comovente mensagem de amor.



A relação entre os dois parece, portanto, ir de vento em popa, ao ponto de ela até já partilhar momentos de grande intimidade no Instagram:


Bonito. Mas não se assustem, que este blogue não se tornou subitamente cor-de-rosa. Toda esta história tem um motivo, que são estas declarações de Mario Balotelli: "se o Real Madrid [NR: para quem não acompanha o futebol, o Real perdeu na Alemanha com o Borussia por 4-1 na primeira mão das meias finais da Liga dos Campeões] conseguir passar esta eliminatória, deixo que a minha namorada durma com todos os jogadores". Ah. Ah. Ah. (Gargalhada seca.)

Graças a esta frase tive ontem uma enérgica discussão na redacção da Time Out. A rapaziada do meu trabalho estava toda animada a comentar as declarações do jogador italiano, como quem celebra a mais recente manifestação de absurdo balotelliano. E eu, estranhamente, acabei a fazer a figura do avozinho, que é uma coisa que sempre me aflige. Se calhar sou eu que estou a ficar quadradão, mas sempre lidei mal com objectificações neanderthais de mulheres.

Se essa objectificação for voluntária, ou seja, se ela partir (livremente) do lado da mulher, eu não tenho nada contra. No meu entendimento, cada um tem o direito a fazer com o seu corpo o que bem lhe apetecer, seja prostituir-se ou fazer de bibelô em anúncios de automóveis. Se a frase do Balotelli fosse "a Fanny disse-me que estava doida por papar o plantel inteiro do Real Madrid, e eu disse-lhe que por mim tudo bem, desde que eles ganhem ao Dortmund", eu não teria nada a objectar. Era vontade da Fanny e o gang bang é uma actividade muito democrática.

O meu problema com a frase de Balotelli é que a Fanny não disse nada. E ao não dizer nada, Balotelli aparece na comunicação social a oferecer a namorada, como se ela fosse propriedade sua. Há quem ache divertido, há quem ache que é uma simples piada - mas eu, que me rio de tanta coisa, e que me honro de ser um gajo muito pouco susceptível, neste caso pendurei o meu melhor sorriso amarelo.

Rir de alguém que está a oferecer aos outros a sua mulher é sempre ficar do lado daquele marialvismo bacoco que tem dificuldade em olhar para o sexo feminino sem as lentes da subserviência. Eu escutei argumentos como "afinal, é mulher de um jogador de futebol" - e todos nós sabemos que as mulheres dos jogadores de futebol são um bando de gajas indistintas a querer dar o salto na horizontal e sempre doidas por pinar com qualquer caparro musculado, não é?

Muitas delas até podem ser. Mas isto é como Abraão a interceder por Sodoma: ainda que só haja um justo na cidade, ele não merece ser confundido com os outros. Generalizações e objectificações no que diz respeito a seres humanos são coisas mesmo muito feias. E tratar alguém como se não tivesse existência e vontade próprias dá-me cabo dos nervos. O Balotelli até pode ser o maior. Mas naquele caso foi um grande parvalhão. Ele que peça desculpa à Fanny e não volte a repetir. Ou então que ofereça o seu próprio traseiro para divertimento do balneário do Real Madrid.


18 comentários:

  1. Muito bem, é sempre bom ver um homem com princípios.

    Gostei, particularmente, da alternativa ao pedido de desculpas.

    Ah, ah, ah.

    Muito bom

    ResponderEliminar
  2. Reaaaaalmente… pensei até se este post não seria um artigo cor-de-rosa parvo.

    Ahahah!

    Mas de facto este "godzilla" merecia um par de estalos. Na verdade não há um único jogador de futebol que mereça o meu respeito, se calhar estou a generalizar mas…

    Há uns anos atrás tive oportunidade de ir a um jogo no Estádio do Bessa, denominado de Unicef All Stars, pela Fundação Luís Figo. Para receber os bilhetes fui ter com uma amiga, que trabalhava na organização, ao Hotel Tiara (na altura Meridien). Mandei-lhe um toque de telemóvel e, enquanto ela não aparecia, fiquei a mirar toda a azáfama na entrada do hotel. Até que de repente chega uma carrinha cheiiiiiia de "gajas boas" de «vários tipos» e de nacionalidades diferentes, pareceu-me.

    A minha amiga chega logo a seguir e cheia de pressa e sob alguma tensão do momento pede-me desculpa, que o Ronaldo (o brasileiro) andou a papar durante a noite duas fulanas e o gerente do hotel estava a chamar a atenção pelos desacatos e ruídos da noite anterior - até aqui tudo bem, tipico!

    Mas eu não podia deixar de perguntar sobre aquela carrinha de miúdas, sim miudas a sair. E diz-me ela: são as acompanhantes que irão no cruzeiro no Douro, depois do Jogo, a acompanhar os jogadores.

    Fiquei prá minha vida… e pensei: Bemmmmmm, mas estão cá as esposas e os filhos dos jogadores a assistir. Será que também foram convidadas para o cruzeiro??!!!!

    Uma vergonha, enfim. Oxalá se tenham divertido e o Ronaldo não tenha mandado nenhuma à água…

    ResponderEliminar
  3. Afinal parece que nem por isso...

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=398574&rss=1

    ResponderEliminar
  4. Bom dia,

    Enviei-lhe um email com solicitação de morada para envio de Press-Kit que veio devolvido.

    ResponderEliminar
  5. Pois, apoio profundamente este seu post... vá lá mas é oferecer a sua bela crista de galo em vez da mocita... pode ser ou não oferecida e até pode ir no jogo, mas dizer isto assim em voz alta parece mal... se calhar ainda cobra pelo serviço... Deus nos livre destas frases idiotas!

    ResponderEliminar
  6. Fantástica a forma como escreve! Abraço.
    Filipe

    ResponderEliminar
  7. Nojo. O meu marido disse que se fosse presidente de um clube e um jogador dele dissesse uma coisa destas no dia a seguir estava na rua. E eu acho que é um pouco assim. Isto também envergonha o clube e as pessoas têm de ser responsabilizadas pelas anormalidades que dizem da boca para fora. Embora se saiba que o dinheiro e a educação nem sempre andam de mãos dadas. Cantona era badboy, este é insurrecto.

    ResponderEliminar
  8. http://www.ojogo.pt/Internacional/interior.aspx?content_id=3193089

    Afinal não é bem assim...

    ResponderEliminar
  9. Estamos em sintonia ou a ficar quadradões os dois! Ontem bem cedo, tomava eu a bica matinal quando o Sr. Afonso me disse - "Amanhã, os tipos do Real vão entrar motivadíssimos!". Quando acabou de me contar a "oferta" do Balotelli, respondi: "Justo seria a namorada vir oferecer o Balotelli ao balneário todo do Dortmund"! Era de valor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se pudesse colocava um gosto no seu comentário :)
      Susana

      Eliminar
  10. João: qual foi a fonte de onde retiraste as supostas declarações do Balotteli? Foi de algum jornal britânico / alemão sensacionalista? Já pensaste que o mais comum nestes jornais é inventarem declarações? Acabas de escrever um "post" baseado em declarações que não existiram (AC Milan acaba de emitir comunicado esclarecedor). Deves um pedido de desculpa aos leitores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu pedia mais depressa desculpa ao Balotteli...

      Eliminar
    2. Mas afinal quem é que está errado? É o João ou os jornais que inventam declarações? Por essa ordem de ideias nunca podíamos comentar notícia nenhuma porque pode ser inventada. Sinceramente.

      Eliminar
    3. Jornal britânico/alemão sensacionalista?!
      Ahahahahaha não é preciso ir tão longe!!
      Ahahahahahhah também somos criativos o suficiente!

      Não me deve nenhum pedido desculpa João…
      Que risota!!!!!!!

      Eliminar
  11. Por acaso, se disse o que disse com convicção, o melhor mesmo era não pedir desculpa. E a Fanny que lhe dê um bem dado pontapé no traseiro e vá arranjar companheiro mais decente.

    ResponderEliminar
  12. Pensei o mesmo, se quiser que se ofereça ele, mas não disse, para não ser julgada por do contra, afinal seria só uma graçola de um gajo marado, a quem tudo é permitido.
    Vivemos ainda numa época em que se acha isso normal.
    Não acho piada nenhuma nem a esta, nem a outras do gajo.

    ResponderEliminar