quarta-feira, 17 de abril de 2013

Manos a condizer

Vestir os filhos com roupas iguais é uma tentação para muitos pais. Ou, se calhar, na esmagadora maioria dos casos, para muitas mães. No nosso caso, a tentação é mesmo só minha, porque o João, desde os seus tempos de gaiato, tem aversão a essas conjugações. Já eu, que esporadicamente tive oportunidade de me vestir de igual à minha irmã imediatamente mais velha, achava a maior das graças.


Bem sei que as regras de psicologia infantil recomendam que se fomente a individualidade de cada criança, e eu pratico isso convictamente todos os dias. Mas em raras excepções não resisto a fazer coincidir uma t-shirt ou uma sweat com a mesma aplicação, ou então um pequeno acessório. Só em muito raras excepções os visto MESMO de igual, como este ano no dia de Páscoa. Foi o meu ovinho!


Com o nascimento da Ritinha, e uma vez que a Carolina tem perfeita adoração pela sua mana e não se importaria de tatuar na testa ELA É A MINHA IRMÃ MAIS NOVA, estou ansiosa por emparelhar as duas. Mas não tem sido fácil encontrar peças da mesma colecção para bebés com menos de 1 ano e meninas com 9 anos. Hoje, finalmente, experimentámos a primeira conjugação que comprei. E pelo menos as três mulheres cá de casa adoraram.


É da Jacadi. Vestidinho e chapéu para a Ritinha e túnica e fita de cabelo para a Carolina. Tinham padrões maravilhosos mas só este coincidia para as idades delas.

16 comentários:

  1. Também tive a experiência ocasional de me vestir de igual às minhas irmãs, mas nunca dava para todas (acho que o máximo que a minha mãe conseguiu foi ter 4 das 5 filhas com vestido igual, talvez porque não conseguiu convencer a mais velha, não sei) e gostava quando isso acontecia. Em relação aos meus filhos (duas meninas e um menino), acho que nunca consegui nenhum tecido que surgisse nas roupas para elas e para ele, mas a elas visto-as de igual às vezes - e elas adoram! Aliás, quando só uma é que tem determinada saia ou vestido, a outra também quer (para poder usar ao mesmo tempo). Tenho mais facilidade em arranjar para as duas, pois são gémeas, ah ah! Não, estou a brincar, são apenas próximas (menos de um ano e meio de diferença).
    P.S. - Acho que os vossos filhotes ficaram muito giros!

    ResponderEliminar
  2. Eu também acho que eles ficam muito queridos. Sem exageros, mas também já comprei umas coisinhas iguais para vestir no verão ao meu filho de 3 anos e ao baby que é esperado a qualquer momento! O pai também dispensa estes pandants, mas achou imensa graça aos conjuntos que eu comprei. E eu acho que eles vão ficar uma ternura!

    ResponderEliminar
  3. A Carolina e a Rita estão o MÁXIMO!!!!

    ResponderEliminar
  4. eu tenho uma irmã 18 anos mais nova (sim, 18 anos ! eu tenho 20 e ela quase 2 ) e quero muito, muito ter uma peça de roupa igual a ela ! toda a gente acha patético, mas eu acho engraçado e já vi umas lojas em que a roupa serve às duas :D
    não tenciono andar igual a ela muitas vezes, mas de vez em quando sou capaz de achar piada x)

    ResponderEliminar
  5. Quando eu era pequena tinha um verdadeiro horror de andar vestida de igual à minha irmã. Ela tinha menos 4anos e meio que eu e as poucas vezes que tivemos peças iguais (mas quase sempre de cores diferentes) eu detestei. E jurei que nunca vestiria filhos de igual....até ao dia em que a avó ofereceu aos netos dois pólos iguais, tinham eles seis meses e três anos. A partir daí comecei a conjugá-los mas só em ocasiões especiais, tipo aniversários, Natal e Páscoa. A partir do momento em que o mais velho começou a nao gostar nunca mais fiz, tinha ele para aí uns nove anos, e os irmãos seis e dois. Às vezes ainda visto os mais novos de igual, mas nao é fácil, pois sao rapaz e rapariga. O do meio na se importa nada e a pequena adora! Tenho fotos lindas com os três a condizer.... Que saudades! O mais velho já tem 11anos, os outros quase nove e cinco.

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho 2 meninos, um com 2 anos e outro com 12. E eles adoram estar vestidos de igual e a mãe também gosta! Além de serem parecidos fisicamente, é giro vê-los com roupa igual, parece o original e a fotocópia!!

    ResponderEliminar
  7. Acho que fica lindamente, claro que não todos os dias e nem com toda a roupa. É um exagero o que diz por aí de comprometer a individualidade da criança, só porque têm uma peça de roupa igual. Acho que é mais sublinhar a união entre irmãos e que eles acham uma graça.

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho dois meninos (5 e 4) e uma menina (15 meses) e gosto de os ver a combinar, de vez em quando. Para a escola os rapazes raramente vão iguais pois as educadoras e os colegas confundem-nos LOL mas quando saímos todos costumo pelo menos vesti-los dentro do mesmo estilo ou com a mesma cor, mas por uma questão prática pois assim só tenho de memorizar uma cor ou estilo e assim, no meio de outros meninos, é mais fácil saber onde estão os meus do que estar a lembrar-me que cor vesti a qual LOL é que só tenho dois olhos e eles são três!

    ResponderEliminar
  9. Por princípio não os visto de igual - dois rapazes de 7 e 2 anos e uma rapariga de 4. Às vezes até acho uma certa graça a estarem parecidos ou com camisolas da mesma cor ou do mesmo modelo (especialmente os rapazes) mas exactamente iguais é muito raro.
    Agora o que já notei por diversas vezes é que instintivamente é habitual, quando preparo as roupas para o dia seguinte, escolher roupas das mesmas cores (ou muito aproximadas). Mas sem pensar de todo nisso! Reflectirá o "mood" em que me encontro? Mais alguém faz o mesmo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu visto os meus exactamente de igual. Aliás, de tal forma que quando não coincide um pormenor o mais velho reclama e diz que o mano tem diferente.
      Adiante.
      Quanto à escolha da roupa, o que noto é que quando vou escolher a minha muitas vezes têm as mesmas cores e ficamos parecidos. Mas aí não é propositado, juro. Mas também não mudo de roupa quando vejo que isso acontece.

      Eliminar
  10. Sugiro a loja Lanidor, tém roupa igual para essas idades.

    ResponderEliminar
  11. Se procura roupa igual para todas as idades e para rapazes e raparigas sugiro as lojas de campo de ourique. Há sempre calções ou camisas para rapazes com os mesmos padrões dos vestidos / fofos das meninas.

    ResponderEliminar
  12. Eu visto frequentemente os meus de igual, sobretudo quando vamos para locais onde haja muita gente e eles possam andar dispersos. Assim, não tenho de me preocupar em pensar no que o 1, o 2 e o 3 têm vestidos: basta fixar a côr de uma camisola. ;)

    ResponderEliminar
  13. Ideias aqui:
    www.facebook.com/kiddostinyclothes

    ResponderEliminar
  14. Eu só tenho um menino com 22 meses, não tem manos ou manas com quem fazer pendant... Mas, de vez em quando, visto-o parecido com o pai ou mesmo comigo: nas cores, por exemplo, ou calça de ganga parecida e ténis, ou camisolas às riscas... Desde que me conheço por gente que detesto, mas agora acho super querido!! :)

    ResponderEliminar