quarta-feira, 27 de março de 2013

Tony, tu és o maior

Já não bastava o Tony. Já não bastava o Mickael. Já não bastava o David. Agora também temos a Sara. A rapariga só tem 13 anos mas já saltou para cima de um palco, para interpretar em dueto com o pai o incrível tema "Hoje Menina, Amanhã Uma Mulher", cujo subtítulo não é, mas devia ser, "E Entre o Hoje e o Amanhã Cantora (Como os Irmãos)". Chorem, pedras da calçada:

Hoje um anjinho
Amanhã uma mulher
O teu caminho
Vais ser tu a fazer

Mas quando fores embora
Contigo também vai
O coração de um pai
O coração de um pai.



Oh, que lindo. Um grande, grande snif para o Tony.

Bom, para ser totalmente honesto, tenho de confessar que o revestimento do meu pavilhão auricular considera o Tony responsável pelas mais nhonhocas canções portuguesas desde que Viriato andou a combater romanos nos Montes Hermínios (desculpa, Tony). E olhem que eu sou um adepto de Quim Barreiros. Aquela mistura de música romântica oleosa e letras de terceira classe dá cabo de mim, até porque nem sequer tem a saudável badalhoquice da música pimba.

Mas o Tony, se é péssimo a fazer música, é óptimo a dar um futuro aos seus filhos. Não sei se é ele o responsável pela carreira dos miúdos, mas é impressionante como a família Carreira consegue preencher todos os nichos de mercado. Tony é o romântico das balzaquianas. Mickael é a versão tuga do Enrique Iglesias. David é o playboy das novelas e da música de dança. Da avó ao netinho, a família Carreira vai a todas, transportando consigo um apelido que é apenas o pseudónimo artístico do pai (o apelido verdadeiro da família é Antunes, mas ninguém se chateia com isso).

E agora... pimba, a Sara, coitadinha (também será Carreira?), que ainda não canta nada de especial mas já anda a pisar o Olympia. Eu às vezes olho à minha volta e tenho aqueles receios habituais de estar a expor muito os meus filhos, dedicando-lhes livros, posts e crónicas. Mas, na verdade, o que eu queria mesmo era ser um Tony Carreira, que trata de si e de todos à sua volta com um talento inigualável. Todos conhecem aquele provérbio que diz "melhor do que oferecer um peixe é dar uma cana e ensinar a pescar". Pois bem, os Carreira não são uma cana: são um gigantesco arrastão que leva consigo metade do peixe do Atlântico Norte.

Portanto, eu queria deixar aqui esta mensagem pública, há muito merecida: Tony, a tua música não se aguenta, mas tu és um exemplo para todas as famílias numerosas. És uma inspiração. És um guia. És um farol. Todos os dias aprendo contigo, pá. Obrigado por tudo. E já agora, boa sorte para a Sara.

27 comentários:

  1. Parece que eu e milhares de outras pessoas somos balzaquianas, porque ouvimos o Tony com muito prazer e sabemos as letras das suas músicas de cor, basta assistir aos seus concertos para comprovar isso. E não é por acaso que o Tony é um campeão de vendas. É porque tem muito valor, e quem não gosta não ouve. De pimba não tem nada, a sua música é popular, com letras que mexem com os sentimentos dos seus ouvintes, que de um modo ou de outro se identificam. Claro que sendo quem é, os filhos têm muitas portas abertas, mas é como em todas as outras profissões onde os pais se destacam, sempre foi assim e sempre será. Boa sorte e muitas felicidades a todos os Carreira, que para mim são uma familía linda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu diria mais: balzaquianas e com problemas de audição.

      Eliminar
    2. desde quando quantidade é sinónimo de qualquer qualidade?

      Eliminar
    3. A maioria da música popular é pimba!

      Eliminar
  2. Pensa comigo !

    Se o Passos coelho e o Vítor Gaspar, fizessem um medley com o Tony, além da aprovação de todos os diplomas que bem entendem, não haveria o receio de uma moção de censura, pois viral como é o sucesso do Tony eles seriam adorados por um grupo considerável de mulheres e quiçá homens portugueses (tão estranho que me soa isto)!

    Um Pai/Mãe quer o melhor futuro possível, mas será o melhor futuro possível ter um sucesso baseado no próprio sucesso do Pai (ou da Mãe) não me parece uma boa ideia.

    Divagando um pouco mais, gosto muito do provérbio que diz: "Filho de peixe sabe nadar", tendo em conta a grandeza do Tony, ele deve já ter alugado um auditório num hotel algures na capital francesa, para dar um workshop de Playback aos filhos, um dos seus grandes sucessos :P

    Não posso porém deixar de concordar com a tua mensagem final, que apesar de tudo, ele preocupou-se com a familia, com os filhos e fez de tudo (incluido o apadrinhamento) das carreiras deles !

    Já o CR7 não teve tanta sorte com a irmã, eheheheh.

    ResponderEliminar
  3. Apesar de não conhecer muitas músicas do Tony, não ser fã nem nada que se pareça, confesso que simpatizo muito com a personagem e a sua prol. Tambem acho muito carinhoso a forma como tem encaminhado cada um dos filhos, que até aqui me parecem miudos saudáveis e muito bem feitinhos.
    Parabens Tony, não pela carreira, mas pela familia!!!

    ResponderEliminar
  4. Nota-se uma valente dor de cotovelo neste post.
    Todos os pais responsáveis encaminham os seus filhos é o que ele faz e bem! Se fossem analfabetos ou toxicodependentes não faltaria quem o criticasse. Realmente não se agrada a Gregos e a Troianos!

    ResponderEliminar
  5. Tone, es grande pa!! lool
    Realmente e impressionante a dimensao da carreira dele. certo e que nao aprecio a sua musica apesar de saber as letras, mas nao podemos deixar de enaltecer o seu sucesso, humildade e preocupacao com os filhos!!
    um grande exemplo para certos "pais" por esse mundo fora!

    ResponderEliminar
  6. Pode não se gostar do Tony, mas daí a ser péssimo a fazer músicas, vai um longo caminho. E não, não sou fã do Tony, mas reconheço o seu valor.
    Sim, realmente o Quim Barreiros é muitooo melhor a fazer músicas.
    Gostos são gostos, realmente, mas este post foi de muito mau tom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mau tom porquê?! Não se pode ter opinião/gostos próprios e expressá-los num bloque pessoal? Chiça, o "politicamente correcto" é bem pior do que o lápis azul...

      Eliminar
    2. Basta ver pelo comentário de baixo de DC que o q o toni sabe fazer é copiar. Em frança já foi alvo de processos de plágio. Conseguiu foi abafá-los... basta procurar um bocadinho.

      Eliminar
    3. Pode, pode. Aliás, agora pode-se dizer tudo, dizer mal de tudo e de todos. É uma maravilha.
      Todos gostam de ler e bater palminhas. Mas depois se calha de dizer mal de alguem que coitadinho até tem uma doença e tal, passa a ser uma grande bruxa, insensível e coisas bem piores.
      Enfim...
      Nãos ei qual o interesse de vir dizer mal seja de quem for. Seja o TC, o Quim, ou o Manel da esquina.
      Acho de mau tom. Não posso? É a minha opinião.
      Estes posts só servem mesmo para aumentar os comentários.
      E isso conseguiu. Parabens! E estava mesmo a precisar que os posts que publica não costumam tem quase nenhuns.... Só memso com a critica lá vai!

      Eliminar
  7. João, estou de acordo com quase todo o conteudo do seu post.
    Na verdade, a única coisa que não concordo, é a frase "Mas o Tony, se é péssimo a fazer música, é óptimo a dar um futuro aos seus filhos."
    É que na verdade, ele não é péssimo a fazer música. Ele é, na verdade, muito bom a copiar a música dos outros.
    http://www.youtube.com/watch?v=UcclHorhhhQ

    ResponderEliminar
  8. Subscrevo! Quanto à música (de todo o clã), sendo a opinião destas coisas subjectiva, é claro, acho que é efectivamente horripilante. Até porque, como muito bem expressou, nem "a saudável badalhoquice da música pimba" tem!; e realmente há que ver que o ritmo desta última pelo menos sempre faz gastar umas calorias!

    ResponderEliminar
  9. José Lopes da Silva27 de março de 2013 às 13:36

    Correr o risco de alienar a vasta maioria sociológica que é fã de Tony Carreira faz com que este blogue suba vários pontos na minha consideração. Ainda por cima porque o post é apenas sincero, nem grandes vestígios de ironia. Parabéns.

    ResponderEliminar
  10. Sendo o maior plagiador da música portuguesa, é uma personagem que não merece o meu respeito.

    ResponderEliminar
  11. Ui, dizer mal do TC é pior que dizer mal do Papa. Isso é que foi coragem. E agora força para aguentar com as carreirettes:)

    ResponderEliminar
  12. O TC vai continuar a ter muito sucesso no nosso país porque a maioria d(a)os seu(ua)s fãs nem sabe o significado da palavra "plágio" e pensam que estão a falar do plasma que ele deve ter lá em casa...http://www.youtube.com/watch?v=OTbPfPtI7fo
    Quanto ao resto, é só mais um negócio de família...

    ResponderEliminar
  13. Adorei! E quanto à miúda a verdade é que ela tem uma FB oficial em que se chama(tchananan)"Sara Carreira"!

    ResponderEliminar
  14. meus amigos, se até João Miguel Tavares (um prémio Nobel da Literatura ? um político experimentado ? um vencedor do prémio Pulitzer ?) pode mandar umas "postas de pescadas" em jornais, televisões e rádios e ainda por cima (presumo eu) ser pago por isso, porque é que Tony Carreira não pode ter uma carreira musical ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque plágio é crime e tanto quanto sei as "postas de pescada" do JMT boas ou más são dele!

      Eliminar
    2. Bom, há umas que são dos meus filhos. (Mas costumam estar identificadas.)

      Eliminar
  15. Só uma achega ao post. TC disse, num dos noticiários em horário nobre,que gostava que a filha fosse enfermeira.
    Ana A.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas já se sabe (algo que nem as revistas cor-de-rosa imaginam) a razão da filha do TC não ter ido para enfermeira.... http://www.youtube.com/watch?v=LKgRLT74E5s !

      Depois todos sabem que o curso de enfermagem não é "pêra doce", são estudos e mais estudos o que pode provocar algumas.... http://www.youtube.com/watch?v=nCvFfvPeF8M.


      eheheheheheh

      Só para guerrear um pouquinho, mais vale um Quim do que uma família inteira de Carreiras :P

      Eliminar
  16. João Miguel Tavares, se o clube de fãs do dito senhor sabe das blafémias que postou, vai cair aqui o carmo e a trindade... vai, vai.... e eu até nem sou de intrigas ;)

    ResponderEliminar
  17. De todos os artistas com quem já lidei até hoje , foi de longe o mais arrogante. De humilde esta pessoa não tem nada, é tudo fingido. Um artista que se dá ao luxo de querer cancelar um espetáculo porque não vai jantar onde quer, não é um artista, é um garoto...armado aos cágados...

    ResponderEliminar