domingo, 24 de março de 2013

As cores do arco-íris Mendonça Tavares

Este ano, pelo Dia do Pai, os miúdos pediram-me para marcar um fim-de-semana em família "na natureza" (palavras deles). Tínhamos tudo preparado mas o papá resolveu cortar o barato e quando o avisei para reservar este fim-de-semana para nós respondeu que a melhor prenda que lhe podíamos dar era deixá-lo sozinho para conseguir trabalhar descansado. Há um tempo para tudo, mas uma vez que era o dia dele dei a volta aos miúdos, adiámos a aventura em família e vim com os quatro para a Beira Baixa, deixando o papá entregue aos seus textos, filmes e músicas, que para sorte dele constituem o seu trabalho.

Tivemos azar com a meteorologia pois choveu o tempo todo e para conseguirmos passear no campo (a actividade preferida dos nossos e penso que da maioria dos miúdos) acabaram todos molhados... mas com sorrisos de orelha a orelha.

Ainda assim, como sempre, a Natureza recompensou-nos e ontem e hoje pudemos deleitar-nos com magníficos arco-íris, por vezes até com dois ao mesmo tempo.


Resolvi aproveitar para lhes explicar como se forma o arco-íris e foi giríssimo ouvir o que cada um reteve da explicação quando lhes pedi para dizerem por palavras deles o que tinham aprendido. O Gui disse que o arco-íris é a magia que o Sol faz nas pingas de água. O Tomás explicou que era causado pela luz do sol que é reflectida dentro da gota de chuva e depois se abre saindo as sete cores do arco-íris. A Carolina contou que o arco-íris é uma ilusão psicológica (ela queria dizer óptica) e que não está mesmo no local onde o vemos, depende da posição onde estamos a vê-lo, com o sol sempre atrás de nós. E que afinal a cor branca da luz do sol é feita das cores todas do arco-íris.

Cada qual com os seus pontos de vista: o Gui ainda vive no seu mundo mágico, o Tomás todo esquemático e não perdendo nenhum pormenor (sobretudo os que contêm números) e a Carolina descritiva, imaginativa, verborreica, interessando-se menos pela questão em si do que por aquilo que está ao seu redor.

Eles até podem vir todos do mesmo feixe de luz. Mas cada qual tem a sua tonalidade bem definida.

2 comentários:

  1. Do mesmo ninho mas todos diferentes...o que os enriquece a todos como acontece com os meus!
    Parece-me que o passeio foi um sucesso..!
    Boa noite
    Maria

    ResponderEliminar
  2. "Eles até podem vir todos do mesmo feixe de luz. Mas cada qual tem a sua tonalidade bem definida."

    Que coisa mais linda de se escrever, que coisa maravilhosa de se ler :)

    Ana Maria

    ResponderEliminar