terça-feira, 26 de março de 2013

Preciso de gajos neste blogue #2

A minha excelentíssima esposa faz AH!AH!AH!AH!AH!AH!AH! e vêm logo montes de senhoras juntar-se à festa para zurzir em mim e, por extensão, nos respectivos maridos. Vocês são umas fofinhas. Aquilo? Compras do mês? Ah! Ah! Ah! Ih! Ih! Ih! Oh! Oh! Oh!

Ai os inocentes!

diz a Rute.

Eu bem desconfiei que algo não batia certo nas contas feitas pelo JMT... :-)

diz a Bruxa Mimi.

Compras domésticas e homens! Nem o preço das "mines" sabem!:)

diz O Meu Canto Arrumado.

E isto é só para ficar pelos três primeiros comentários. Realmente, nós, homens, somos muita burros e não percebemos nada de matemática doméstica, não é?

Mas... esperem! Vamos então praticar matemática doméstica e peguemos nas fotografias e nos produtos mais comentados pelos leitores destes blogue, só para sublinhar o quão matematicamente idiota eu sou por dizer que aquelas são compras do mês.

Comecemos pelo leite, e deixemos de fora, para simplificar as contas, os pacotes pequenos.

Como se pode facilmente ver por esta foto


estão ali quatro embalagens de seis litros de leito meio-gordo Mimosa.

4 embalagens x 6 litros = 24 litros

Como já referi neste post de Janeiro, só os miúdos é que bebem leite meio-gordo. Aliás, a Carolina também já bebe leite magro, mas para - mais uma vez - sublinhar a minha homérica estultícia coloquemo-la também nestas contas. Cada um dos miúdos bebe destes pacotes de leite apenas de manhã, a acompanhar os cereais. Em média, não devem beber mais de 20 centilitros, mas aumentemos a dose para 33 centilitros, por facilidade e amor à estupidez do pai.

33 cl/dia x 3 miúdos = 0,99 litros/dia

Ou seja, concluímos que os meus filhos consomem cerca de um litro daquele leite por dia (embora consumam menos, até porque uma ou duas vezes por semana comem Cerelac, que é feita com água). Logo, aquelas embalagens darão para... conta super-difícil para um totó da matemática doméstica...

1 litro ---------- 1 dia
24 litros ------- x dias

x = 24 x 1 / 1 = 24 dias

24 dias! Não é um mês? Não, não é bem um mês, minhas senhoras e minha excelentíssima esposa. Mas, assim de repente, diria que é mais um mês do que uma semana.

Mas esperem, que não vamos ficar por aqui. Eu quando começo a fazer contas nunca mais paro. Peguemos então na outra foto, para falar de fraldas e de dodots, tema caro aos frequentadores deste blogue.


O Empire State Building de fraldas que se vê lá atrás consiste em quatro embalagens com 84 fraldas cada. Portanto, isso dá

4 embalagens x 84 fraldas = 336 fraldas

Ora, eu disse que aquelas compras eram "do mês", certo? E os meses ainda têm no máximo 31 dias? Óptimo. Então vejamos se aquelas fraldas serão suficientes para fazer face às necessidades mensais da Ritinha (juro que mais ninguém cá em casa usa fraldas tamanho 3 - acreditem se quiserem):

336 fraldas : 31 dias = 10,8 fraldas/ dia

Assim se repente, diria que nem a desfazer-se em diarreia um puto gasta mais de dez fraldas por dia, mas pronto, é sempre preciso ter em conta que eu não percebo nada de bebés e que fico em casa a trabalhar aos fins-de-semana enquanto a pobre esposa fica a mudar as 10 fraldas.

Mas alto, alto, alto, não se vão já embora, que este post está aqui para bater recordes de dimensão. Falta o meu tema favorito: toalhitas.

Reparem nas três embalagens Jumbo de dodots camufladas ali no meio da foto anterior.


Sabem quantas toalhitas tem cada uma daquelas embalagens? 432 toalhitas. Façamos então a necessária multiplicação:

3 embalagens x 432 toalhitas = 1296 toalhitas.

Será que 1296 toalhitas são suficientes para limpar 1 rabo + 1 pipi de seis meses durante um mês? AH!AH!AH!AH!AH!AH!AH!, mas que estupidez a minha! Claro que não! É preciso multiplicar por quatro! Talvez assim me "aproxime da quantidade necessária" à manutenção mensal desta casa!

Ou seja, segundo a excelentíssima esposa e o coro grego feminino deste blogue, isto são obviamente compras para uma semana, que eu estupidamente - por falta de hábito, por desleixo, por desatenção, por uma lamentável ignorância dos assuntos domésticos - confundi com as compras do mês.

Como é lógico, 1296 toalhitas dão apenas para uma semana. Onde é que eu tinha a cabeça? Aliás, é só fazer as contas. Uma semana tem sete dias, um dia tem 24 horas e cada hora 60 minutos. Donde:

7 x 24 x 60 = 10 080 minutos

Uma semana tem 10 080 minutos. Dividindo esse resultado pelo número de toalhitas que compramos toooooodas as semanas (sem falhar uma), temos:

10 080 minutos : 1296 toalhitas = 7,77 minutos/toalhita

Ou seja, a cada 7 minutos de cada dia - incluindo à noite, quando a Rita está a dormir - nós estamos a esfregá-la com dodots.

Senhoras e senhores, é tempo de o mundo reconhecer isto: as partes baixas da minha jovem filha reluzem mais do que uma montra de cristais Atlantis. Elas estão mais desinfectadas do que um bloco operatório antes de uma cirurgia de coração aberto.

Infelizmente, eu nunca tinha percebido isto, porque sou um "bem-aventurado inocente" que "nunca vai às compras". Estupidez a minha. Inexperiência total. Imperdoável distracção. E portanto queria, a concluir, agradecer publicamente a todas as senhoras que me ajudaram a ver a luz. Muito obrigado. A partir de hoje sou um homem novo. E se precisarem de dodots, já sabem. É só pedir.

35 comentários:

  1. opahhhh eu estou no trabalho a rir que nem uma perdida com a cena das toalhitas!! tá demais...e para sua informação lá em casa quem faz as compras é o excelentissimo pai. As compras da semana, as do mês e nem gosta que eu vá junto :)

    ResponderEliminar
  2. Nitidamente, não foste às compras. Foram as compras que vieram até casa.
    Eu até comentava mais vezes, mas tens aquelas letrinhas para se provar que não se é um robô, e aquilo chateia. Pelos vistos, as mulheres não se importam tanto de provar que não são um robô.

    ResponderEliminar
  3. Muito bem respondido \o/ LOL

    Adoro o vosso Blog.

    Ana.

    ResponderEliminar
  4. Faço minhas as palavras da Sandra. Estou a rir-me desalmadamente a olhar para o computador e todos à minha volta a achar que enlouqueci. Que fantástico blog!Visito-o várias vezes durante o dia para não perder pitada e que bem que me faz à alma!

    ResponderEliminar
  5. É assim mesmo JMT! Elas estão-se a apoderar do blog, mas não há nada como uma boa dose de matemática para chamar à razão ;-)

    ResponderEliminar
  6. Ainda estou a rir com "a limpeza da Ritinha" LOL. Realmente, para quem faz as compras da casa às vezes parece que as coisas desaparecem num instante... mas tenho que concordar com o JMT... parece mais compras do mes do que da semana... eu sei do que falo...

    Adoro os vossos posts diarios, especialmente os dos dialogos da familia. :)

    Filipa

    ResponderEliminar
  7. Adorei! Esta coisa de se achar que as mulheres são as suprassumo das compras é uma coisinha assim a atirar para os anos 50. Sou uma mulher de 30 anos com maridinho e filhota e DETESTO compras. Não as faço, não tenho jeito, não tenho paciência...Ficam claro está a cargo do prendado marido assim a atirar para JMT no que a operações matemáticas diz respeito...sempre com muita exactidão...
    Beta

    ResponderEliminar
  8. fiquei escandalizada, 4 crianças = 1 litro de leite por dia, em minha casa são 2 crianças (que já nada têm de crianças!!) e um litro não chega, vou mesmo ter que arranjar uma vacaria... e já agora, um bananal (não sei se é assim que se diz...mas as bananas não podem faltar)...Parabens pelo blog, adoro.

    ResponderEliminar
  9. Já chorei a rir principalmente com os Dodots.. ! cá em casa quem faz as compras é o pai e é muito competente ( principalmente porque lhe envio a lista via e-mail com as quantidades, marcas, etc...). Adoro este blogue, bjs

    ResponderEliminar
  10. ahahhahahahahahahahaahahahahahahahahahahahahah ainda estou a rebolar de riso! não só é um pai perfeito como um marido de "primeira água": isto parece escrito por uma esposa/mãe no pico da TPM :D

    ResponderEliminar
  11. JMT atenção aos post com piada, qualquer dia desligam-me a internet no trabalho, porque passo os dias à gargalhada.

    ResponderEliminar
  12. Bem este post está um mimo! Parabéns pelo blog, gosto muito, é leitura diária. Acho-o muito frontal. Junto-me á "fantasias", lá por casa necessitava de uma vaca na despensa, bebe-se muuuuuuito leitinho.

    ResponderEliminar
  13. :) Risota total…

    Comento várias vezes com a minha mãe, quando vou lá almoçar, dos seus feitos e da sua família, e as vezes que me desmancho a rir no Gabinete. E ela já me avisou: Vêêê lá, se te pões a rir sozinha no trabalho a ler essas coisas… Ainda te chamam a atençãooooo!

    E já vejo que a maioria dos seus seguidores o lê em períodos laborais. Ahahahhah!!
    O JMT faz cá cada associação… que maravilha ler o blog diariamente.
    Que inspiração, que ânimo!

    ResponderEliminar
  14. Que humor que inteligencia!
    Adoro ler o vosso blog!

    ResponderEliminar
  15. Não sei se já o disse aqui (com a idade tenho a tendência a repetir-me), mas é o meu marido que faz as compras, também faz muito bem as contas e também tem o condão de me fazer rir.

    ResponderEliminar
  16. Caro João.
    Não sou seguidor do vosso blogue. Apenas tenho conhecimento dele pela minha Catarina (que se identifica muito com a Teresa).
    Ela fez questão que eu lesse este post porque diz que ao le-lo lhe pareceu ser eu a falar.
    Apenas quero deixar um abraço de apoio para que saiba que não está sozinho nesta luta :)
    É uma cruz que temos que carregar :p
    Já agora, excelente post. Debato-me com as mesma situação cada vez que se vai as compras, mas como digo, faz parte :)
    Ps: por solidariedade irei começar a seguir o vosso blogue para não se sentir sozinho. Temos que ser uns pelos outros ;)
    Abraço
    Mike Lopes

    ResponderEliminar
  17. Muito bom a argumentar.
    E é óbvio que a matemática perdeu um génio para as fileiras das letras.
    Mas parece-me que a Teresa estará certa (como sempre). A menos que as compras de supermercado de todo o mês satisfaçam apenas o pequeno almoço de duas crianças e a higiene da Ritinha.

    Muito bom o post. :)

    ResponderEliminar
  18. Tropecei literalmente no vosso blog. Eu ri até a lágrima, o resto família riu em simultâneo (somos 2 x e 2 y).
    Não há nada como um homem igual a si próprio… “Engenhaizar em contabilidades organizais” as rotinas domesticas só mesmo um GRANDE cérebro, masculino. Desculpe JMT, sempre admirei os crânios viris pela extraordinária capacidade de “Concepção” e pelo sem desembaraço, embaraçoso, na identificação do rudimentar que salta ao olho feminino. Mas que compreendo, compreendo…
    Parabéns aos autores, o vosso humor faz bem a qualquer família.

    ResponderEliminar
  19. Isto nem parece uma reflexão de um homem tão ocupado...

    ResponderEliminar
  20. João, calma e respira !

    Os "gajos" estão cá, mas camuflados! Tal como o Mike Jones, a minha Santa Esposa falou-me do blog, isto no encontro da linda filosofia da palmada que nem me atrevo a divagar sobre o assunto! Ora bem, a minha Santa Esposa é quem trata das compras em casa, eu como "Gajo" só tenho que pedir o costume, manda vir pelo xpto-online que eles entregam em casa, eh pah eu trabalho mais uma hora se for preciso para pagar os portes, não há stress, porque convinha-mos senhoras, os senhores (que não fazem as compras) têm sempre um papel muito importante nas compras mensais/semanais, carregar a quantidade quase infindável para dentro de casa, após conduzir o automóvel e mais o carrinho das compras. Só não entendo a "boca" para o "preço das mines" quando as "mines" não se vêm nas fotos, estarão escondidas ?!

    Sou também, por bastante infelicidade, um pai que passa semana sim semana não, fora de casa ! Não é por vontade própria que um "Gajo" faz isto, é-o simplesmente por necessidade, e como a vida não "para queta", tenho a oportunidade de vive-la trabalhando-a em casa, junto da familia, irei fazer parte do "bando" de "gajos" que têm a infelicidade como o JMT de, como é que se diz ? Ahhh estar todo o dia refastelado em casa.....a trabalhar !

    Queria aproveitar para dizer, que já não é preciso a minha Santa Esposa falar mais no vosso blogue, pois irei acompanha-lo, e cuidado com o "treize" visito em trabalho alguns clientes em Portalegre e não há ninguém que o diga assim !

    Abraço

    Rui Ribeiro

    ResponderEliminar
  21. precisava mesmo desta agora pela manha...ri me e bem que precisava.

    ResponderEliminar
  22. Ahahaha!!! Hilariante :-)
    Fantástica argumentacao, contra factos nao há argumentos.
    e coitado do rabo da Rita :-)
    joana

    ResponderEliminar
  23. Não posso deixar de comentar e dizer que tambem eu me ri à gargalhada no escritorio... enquanto o chefe me pedia qq coisa, que nao ouvi bem e onde tentei escolher as lagrimas nos olhos de tanto rir. e melhor ainda, enviei o link ao meu marido para tambem ele, chorar a rir. E assim foi. o que nos rimos os dois. A limpeza da Rita vai ser muito comentada!!

    ResponderEliminar
  24. Até chorei de tanto rir... eu e o meu marido! Essa quantidade de leite, fraldas e Dodots aqui em casa dava aí para uns 6 meses... mas se calhar somos nós que somos poupadinhos... ou não!! ;-)

    ResponderEliminar
  25. ahahahah bem me parecia que neste caso tinha que defender o João!

    ResponderEliminar
  26. Caro João,

    Nós estamos cá!
    Como já foi dito, as coisas rapidamente desaparecem das prateleiras de casa, nem quero imaginar como será numa casa com 4 filhos.
    O xpto online é um grande amigo de qualquer família com filhos (e não só), e como eles sabem bem que utiliza fizeram uma campanha onde oferecem a taxa de entrega até Dezembro de 2013, para compras com valor superior a 50€ (o que segundo alguma matemática aqui revelada será o valor das compras diárias:-).
    Não sei se a campanha ainda está activa mas aqui fica a sugestão:http://universodobebe.continente.pt/gravidas.php

    ResponderEliminar
  27. Olá João,
    Já sigo o blogue há meses, mas dá-me sempre preguiça e não me dou ao trabalho de comentar. Contudo, quando li este post, parti-me a rir (e que bem que sabe!). A Teresa sofre do mesmo mal das mulheres Mendonça: mas vale de mais, do que de menos:-) Abraço para todos aí em casa.

    ResponderEliminar
  28. Força JMT...
    Estamos contigo e preparados para a "guerra" :-)

    ResponderEliminar
  29. É a primeira vez que cá venho, não sei sequer a qual post serve este de resposta (vou já analisar a situação!), sou mulher, mas desde já faço o meu (extremo) agradecimento ao (sr.) João Miguel, que escreveu este post tão elucidativo e prático! Estou grávida, primeiro filho, e estas contas vão me dar um jeitaço! Obrigadinha!!

    ResponderEliminar
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar