segunda-feira, 25 de março de 2013

Preciso de gajos neste blogue #1

Vocês não perdoam uma, minhas senhoras. A minha excelentíssima esposa resolveu fazer um post pouco simpático sobre a minha encantadora pessoa, acusando-me de desmancha-prazeres da família no último fim-de-semana. Escreveu ela:

Tínhamos tudo preparado [para um fim-de-semana em família] mas o papá resolveu cortar o barato e quando o avisei para reservar este fim-de-semana para nós respondeu que a melhor prenda que lhe podíamos dar era deixá-lo sozinho para conseguir trabalhar descansado.

Oh, meu Deus, que besta insensível que eu sou! Ainda assim respondi a esta descrição algo enviesada da realidade com três pinguinhas de ironia e 200 decilitros de amor, explicando que só estivemos 29 horas separados, e que mesmo assim é fabuloso como a minha mulher sentiu tanto a minha falta. Mas, claro, duas senhoras que frequentam este blogue não perdoaram o meu alegado pecado paterno-marital.

Disse a Andreia, até a esforçar-se visivelmente para ser querida (mas cá para mim pensando no íntimo de si: "que besta!"):

Depois de dizer que se queria ver livre da família no fim-de-semana, até nem falou muito mal! ;)

Replicou a Dulce, não disfarçando o puxão de orelhas:

Concordo com a Andreia! Depois de ter trocado o fim-de-semana com a família por 29 horas sozinho, digamos que a sua mulher até foi bastante comedida nas insinuações.

Ó minhas senhoras. É notável como num mundo capitalista, e até mesmo - acusam alguns - de "deriva neoliberal", o trabalho seja tão desvalorizado, porque a família - a santa e sagrada família - está sempre acima de todas as coisas. Acho isso muito comovente, e é com certeza a mais recorrente das críticas domésticas que sou obrigado a escutar.

É certo que a família está sempre acima de todas as coisas, no sentido em que se um filho partir a cabeça na escola nós largamos tudo para ir a correr, ou no sentido de que quando morremos queremos agarrar as mãos da nossa família e não de um documento Word, até porque um documento Word é uma coisa bastante difícil de agarrar.

Mas o trabalho, minhas senhoras, é uma ne-ce-ssi-da-de. Para mim também é um prazer, graças a todos os santinhos, mas em primeiro lugar é uma absoluta necessidade, desde logo para ajudar a sustentar a tal família que eu tanto desprezei neste fim-de-semana. Ou acham que isto e isto não está relacionado com isto? Ai está, está.

Em resumo, eu não disse à Teresa que me dava incrível jeito ficar em casa sozinho este fim-de-semana (eu queria 48 horas mas só consegui 29) para ficar a dormir até às 11 da manhã e depois convidar umas strippers para animar o lusco-fusco. Pedi para ficar sozinho porque a minha "to do list" já vai em 19 entradas e não estou a conseguir dar conta do recado, como aliás sugeri aqui. Acumulam-se mails por responder, burocracias por resolver, textos por entregar, um caos com o qual lido muito mal.

Portanto, eu não troquei o fim-de-semana em família por 29 horas sozinho. Eu troquei o fim-de-semana em família por um fim-de-semana a trabalhar. Porque tinha mesmo de ser. Na verdade, eu adorava ter um fim-de-semana sozinho, refastelado a ver filmes e a ler livros, ou então um fim-de-semana longe dos putos a sós com a Teresa, coisa que não acontece desde que Napoleão invadiu a Rússia. Mas não foi nada disso que eu tive, minhas senhoras.

Vocês, nestas coisas, são terríveis - está nos vossos genes a protecção assolapada da família. Fica-vos muito bem. Mas se não houvesse trabalho, a felicidade da família também estaria lixada. Eu sei que vocês, mulheres, percebem isto, até porque também trabalham que se desunham. Mas às vezes preferem regressar às velhas categorias do macho-trabalhador-que-se-está-nas-tintas-para-os-filhos vs. mulher-doméstica-dedicadíssima-às-criancinhas. Coisa que já não existe. Mas não existe nem para um lado, nem para o outro. Portanto, tenham piedade de mim e não me façam pior do que já sou, ok? Não sei se já leram isto nalgum sítio, mas os homens precisam de mimo.

11 comentários:

  1. ahhhhhhhhhh eu queria era mesmo 29 horas sem as minhas 3 "dores de cabeça (fêmeas)" para não fazer nada. Apenas para apreciar o silencio.
    No entanto se tivesse que trabalhar, também servia, até porque dá trabalho levantar-me do sofá, ir ao frigorifico e voltar para o sofá. Elas nunca vão entender, nunca.

    ResponderEliminar
  2. Se precisa de gajos no blog? Pode ser que sim, mas também há mulheres que percebem. Se calhar é mal da profissão :)
    Cá em casa passasse o inverso, e é a mãe de dois que às vezes sofre a "acusação".

    ResponderEliminar
  3. Mas só quem quiser ser maldoso é que não lê nas entrelinhas dos seus textos ou post que se orgulha muito do seu quarteto e que destila admiração pela sua excelentíssima esposa. Como eu compreendo que, por vezes, umas horas de solidão são de vital importância para a nossa sanidade mental. E isso não quer dizer que não se goste de estar com a família. Forcinha, Miguel. O pessoal gosta é de o picar... para depois se deleitar com os seus textos.

    ResponderEliminar
  4. Pois eu Miguel não critico negativamente, até concordo que é importante e necessário tempo sem filhos, o que eu dava por 24 horas sozinha em que pudesse fazer ,simplesmente, "NADA" ...

    ResponderEliminar
  5. Se queres gajos no blog tens de falar de futebol e "postar" fotos de meninas peitudas.

    ResponderEliminar
  6. Gaijas pá, quem é que as inventou? Andam sempre a dizer mal umas das outras, mas depois unem-se em solidariedade anti-marido!
    Eu até pus um sorriso e tudo ;) esqueci-me dos lols! Às vezes o problema dos blogs e comentários é que não têm tom.
    A Teresa atirou a 1ª pedra e aproveitei, porque como diz ali o anónimo, depois saem bons textos a ripostar!
    LOL
    Falando mais a sério, tudo depende sempre da forma como é falado e combinado. A frio, tipo "Fim de semana do pai? Pirem-se, fico a trabalhar" é bem provável ouvir "És uma besta!" eheh

    ResponderEliminar
  7. Ele há coisas!!! Agora precisa de gajos aqui no blogue!! Sabe quem o entende, chora, ri mais com os seus posts, tenho a certeza que somos nós as mulheres!!! Como disse alguém, gostamos é de o picar! Porque se defende de uma forma exímia, apaixonada e com textos fabulosos!
    Se começar a "falar de futebol e postar fotos de meninas peitudas", como alguém sugeriu, vai ficar uma coisa linda, este blogue! Estou a brincar, eu gosto tanto deste blogue que, até assim, eu tenho a certeza que ia adorar!

    ResponderEliminar
  8. Ouves bocas e continuas sexista :).
    Então só os homens é que têm de trabalhar? Sabes o que faço quando preciso de trabalhar no fds. Coloco as crianças na cama às 10 e fico a trabalhar até às 2 e às 7 já estou com um sorriso lindo para os programas familiares. É a vida, o trabalho não perdoa, precisamos de dinheiro, mas eles precisam de nós...

    ResponderEliminar
  9. Ora vamos ´lá ver. A esta altura do campeonato não se pode dizer não ao trabalho. Eu sei porque muitas vezes trabalhei ao fim de semana, apetecia-me? Não. mas tinha que ser. Ouvi o meu filho dizer "Mãe porque trabalhas a fim de semana?"
    E eu digo: "Porque precisamos do dinheiro".
    fantastico não é? Sou má mãe? Espero que não. Mas também não trabalhos todos os fim de semana.

    ResponderEliminar
  10. Sem ofender, quantos de vocês são pais/mães de 4? Eu que só mãe de um, por vezes, já acho missão impossível. Nem posso imaginar o que seria ser mãe de 4!

    ResponderEliminar
  11. JMT, há fins de semana em que tem mesmo que ser, não é? Mas para compensar, no próximo, Take a Time [Out]. "Ai que prazer ter um livro para ler e não o fazer". Eheh.

    ResponderEliminar