domingo, 17 de março de 2013

Foi ontem!


O lançamento d'O Pai Mais Horrível do Mundo foi uma animação: o Ricardo Araújo Pereira gozou comigo, como se esperava (a tese dele é que o livro é um elogio da austeridade e que, no final, a criança perdoa ao pai austero - o que é um perigo quando transposto para a política portuguesa); eu procurei traduzir a importância que este livro tem para mim, sobretudo por mostrar que a família é o lugar onde as palavras zangadas perdem sempre para os gestos de amor; e o João Fazenda teve a simpatia e elegância habituais, ele que é o verdadeiro alquimista deste trabalho, transformando palavras simples numa obra ainda melhor do que eu estava à espera.

Também tratei de elogiar o Gui, e pedi-lhe desculpa por ele não ser creditado como co-autor (não que ele se importe muito com isso), já que o livro é tanto dele como meu - são, de certa forma, as suas palavras de protesto que ali estão plasmadas. No dia anterior tinha pedido à organização para arranjar uma mesinha pequenina para o Gui ficar no palco, ao lado dos autores (oficiais) e do apresentador, e ele lá ficou, impecável. No final, disponibilizou-se para dar autógrafos, e esteve entretido a assinar (e a gatafunhar) livros atrás de livros.

A sessão foi muito longa, e a única coisa que lamento foi não ter podido dar a devida atenção a imensa gente que teve a amabilidade de se deslocar à Fnac do Chiado. Encontrei algumas pessoas que costumam passar por este blogue (como a SN) e ouvi bastantes palavras simpáticas em relação aos Pais de Quatro. O meu muito obrigado a todos. Ah!, e quem ainda não concorreu e estiver interessado, não se esqueça do passatempo.


6 comentários:

  1. Não consegui ficar até ao finalzinho porque o Gonçalo não colaborou, mas gostei muito de ter ido :) Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. O Gui estava radiante e o João um pai muito babado. Gostei muito de vos conhecer em carne e osso. Cá em casa o livro foi baptizado pela minha filha mais nova de "livro das asneiras" e ela já encarnou o Gui:)
    E agora, venha o livro da Rita!

    ResponderEliminar
  3. Gostámos...foi difícil esperar pelos autógrafos dos 3 autores enquanto os nossos quatro filhos começavam a desesperar, mas valeu a pena...
    Já houve leitura em família e ainda por cima tem o bónus de ajudar o mais pequeno a comer a sopa!!
    Obrigado JMT pela dedicatória personalizada e venham mais livros.

    ResponderEliminar
  4. parabéns pelo(s) livro, pelo blog, pelo programa na tsf, pelas crónicas.. enfim.. o meu obrigado :)

    ps: A inveja (saudável!) que eu tenho por seres amigo do Ricardo Araújo Pereira ;)

    beijinho
    sandra

    ResponderEliminar
  5. Muito bom! Achei interessante (entre muitas outras coisas) a explicação sobre "domesticar" as crianças. Parabéns!!!

    ResponderEliminar