quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Última hora! Aluimento de terras no presépio!

Um terrível aluimento de terras no presépio n.º2, na madrugada desta quarta-feira, provocou a morte de três pastores (um homem, uma mulher e uma criança), seis ovelhas, um galo e um ganso, incapazes de escapar à avalanche de musgo. À hora do fecho desta edição encontrava-se ainda em estado crítico um dos três reis Magos, cuja identidade não foi possível apurar.

As autoridades já se encontram no local para averiguar as causas do deslize de terras, suspeitando-se de um defeito estrutural num túnel criado para a electrificação do presépio. Sabe-se que a supervisora da obra tinha avisado o responsável pelo túnel para as deficiências de estrutura, sustentado por um único pilar de cartão e fita-cola. Alegadamente, o engenheiro não lhe deu ouvidos e insistiu no projecto, argumentando com a necessidade de cortar nos custos, com as trágicas consequências que agora se conhecem.



Um grupo de soldados romanos presente no local ainda tentou ajudar as vítimas, mas os instrumentos que tinham disponíveis para as operações de socorro resumiam-se a espadas, lanças, escudos e um par de cavalos. Sem maquinaria pesada, os seus esforços revelaram-se infrutíferos para fazer face à dimensão da avalanche e ao peso do musgo. Às primeiras horas da manhã, o grupo jazia esgotado e desmoralizado junto ao local da tragédia.


A reportagem do Pais de Quatro encontrou, no entanto, momentos de intenso bucolismo mesmo ao lado do acidente, incluindo um pastor que nem deu conta do cataclismo. "Estive aqui toda a noite com as ovelhas, pareceu-me ouvir qualquer coisa e dei pelo corte de electricidade, mas não fazia ideia do que tinha acontecido", afirmou ao Pais de Quatro. Recusou, contudo, abandonar o presépio n.º2. "É Natal, a vida continua, temos todos muito trabalho pela frente, e a minha obrigação é levar este cordeirinho ao Menino Jesus. É isso que eu pretendo fazer", acrescentou.


A Sagrada Família não foi afectada e permanece segura no local mais elevado do presépio. Entretanto, José e Maria já vieram lamentar publicamente o incidente e manifestar as suas condolências aos familiares das vítimas. Enquanto aguardam pelas operações de limpeza e pelo reforço do túnel, o casal continua a adorar o Menino, procurando ao mesmo tempo dar apoio psicológico aos dois reis Magos sobreviventes, que entraram em choque após terem visto desaparecer o seu colega na avalanche.


21 comentários:

  1. Foi o Gaspar! Diz-me que um dos Reis Magos vitimados foi o Gaspar! Diz-me, diz-me, diz-me!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei. Tem as barbas grandes e cinzentas. Sabes se esse é o Gaspar? Eu procurei debaixo do manto mas não tinha com ele o Cartão de Cidadão.

      Eliminar
  2. bem que davam mau tempo para hoje!! já com alerta amarelo para alguns pontos do País, então começou por aí!

    (está soberba a noticia...)

    ResponderEliminar
  3. Espetacular, João Miguel Tavares!!!
    Grande imaginação e criatividade!!!
    Acho um espanto!!!
    Continue!!!
    Um abraço e q todos os estragos sejam reparados com brevidade e sem mais "vítiimas"!!!! ;)

    ResponderEliminar
  4. Adorei ler notícia, ri a bom rir que é o mesmo que dizer que me diverti com a desgraça dos outros. Bad Girl...e logo no natal!

    ResponderEliminar
  5. opa lindo! ahahahah têm imensa piada! Continuação de um excelente trabalho!

    e um grande abraço a todas as vítimas e familiares.

    showmeyourbiggestsmile.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Genial!!! Descobri há pouco tempo este blog e já estou rendida! Parabéns.
    Mariana

    ResponderEliminar
  7. Parabéns! São as consequências comuns a todos os portugueses: musgo a tapar a fita cola (e a areia da Palestina, onde está?) e uma PPP normal (Parceria Público Privada) com luzes acesas de noite, túneis para a electrificação, soldados a intervir... é mesmo Natal em Portugal.
    A minha estimada consideração à supervisora da obra.

    Excelente.
    Eduardo Miguel

    ResponderEliminar
  8. O Gaspar, esperemos que tenha sido o Gaspar!!!

    ResponderEliminar
  9. Fenomenal!
    ahahahahahahah
    Parabéns pelo excelente blog!

    ResponderEliminar
  10. Lindo lindo!
    Mas que grande imaginação =D

    ResponderEliminar
  11. Genial!... é só esta a palavra que me ocorre de momento.
    Nem imagina o efeito que este seu post teve sobre mim, não consegui conter-me e desatei a rir de tal modo que tanto marido como filhos olharam para mim como se eu estivesse doidinha :)
    Obrigada por este bom momento :)

    ResponderEliminar
  12. Que notícia! Estou mesmo a ver a cena...

    ResponderEliminar
  13. Eu sou mais de visitar do que de comentar mas não posso deixar de dizer que esta noticia, apesar de muito séria e grave, me levou ás lágrimas. Devia ser publicada em tudo quanto é sitio. Espero francamente que todos os envolvidos estejam bem e que a supervisora da obra não tenha sofrido represálias de maior.

    Continuação de Boas Festas.

    Sofia Pimentel

    ResponderEliminar
  14. O problema é que o engenheiro não quis saber das indicações da supervisora.

    Agora imaginem este engenheiro a construir uma ponte no nosso país... Espera lá, terá sido este o engenheiro que construiu a ponte que ruiu há uns anos em Castelo de Paiva?! ups...

    As melhoras para os Reis Magos, porque eles precisam de estar em boa forma. Ainda falta muito para chegarem ao Menino... e já agora, algum deles vai levar duas prendas para substituir a falta do terceiro Rei Mago??
    O Menino é exigente...

    Boas festas para o Pais de Quatro e os quatro filhos dos dois deste blogue.

    ResponderEliminar
  15. Só mesmo um jornalista para fazer de um pequeno evento uma história muito interessante, um pouco de realismo, e cheia de piada.
    Muitos parabéns :)
    Se fosse eu a contar seria algo como, ahetal o presépio veio todo por ali a baixo... hehe

    ResponderEliminar
  16. As nossas vidas ficaram mais completas com estas vivências partilhadas!
    Neste acidente só falta o rigoroso inquérito sem resultados nenhuns conhecidos...

    ResponderEliminar
  17. Já há muito tempo que não me divertia tanto.

    ResponderEliminar