sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O Pai Natal e a suspension of disbelief

Estou com um grave problema de lógica interna cá em casa, e a ausência de um fio narrativo plausível está a deixar-me angustiado. Eu tenho uma filha de oito anos que está bastante desconfiada de que o Pai Natal não existe, um filho de seis anos que está mais ou menos confiante de que o Pai Natal existe, um filho de quatro anos que está absolutamente certo da existência do Pai Natal e uma filha de três meses que se está nas tintas para tudo isso.

E o que se passa é isto:

1. Temos prendas debaixo da árvore de Natal, porque as pessoas vêm cá a casa e deixam prendas para os miúdos.

2. Temos idas às compras com os dois mais velhos, que usam o dinheiro das semanadas para comprar prendas para os irmãos, coisa que eles adoram fazer, é generoso e é didáctico, e portanto está fora de questão que não o façam.

3. Temos a narrativa tradicional do Pai Natal, que aparece na noite de dia 24 para 25 e deixa as prendas todas nos sapatinhos, e por isso convém que se portem bem.

Ora, como raio é que se compatibiliza 1 com 2 e com 3? O Pai Natal vem cá a casa mas as prendas já cá estão? O Pai Natal é que dá as prendas mas eles é que as compram? Para que é que eu me preciso de portar bem se a árvore já está cheia de presentes? Chiça-penico, nada disto faz nenhum sentido. Preciso de um argumentista de Hollywood na minha vida.


17 comentários:

  1. Estou com o mesmo problema: "Os presentes são trazidos pelo Pai Natal mas porque é que os presentes dos outros somos nós que compramos? E porque não podemos comprar para mim o que quero?"

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, a versão cá de casa tem menos crianças, e a filha em questão acredita firmemente no pai Natal... O pai (eu) é que vive num dilema, mortinho por parar de "mentir". Este tópico esteve em discussão no blog da minha caríssima esposa, mas não sei pôr aqui o link de forma bonitinha, por isso aqui vai em formato tradicional: http://doyouwantsomethingsimplesimple.blogspot.pt/2012/12/natal_11.html?m=0.

    ResponderEliminar
  3. Cá em casa temos as prendas tradicionais oferecidas pelos amigos e família e o pai natal só deixa um presente, que aparece no "sapatinho" na manhã de natal. é uma ideia. boa sorte e bom natal!

    ResponderEliminar
  4. Eheheh pois é isso e ir a shopings e ver la o pai Natal... Claro q há 25 anos n havia centros comerciais como hoje em dia! Mas para mim acho q foi isso e realmente ver prendas nas arvores.

    Realmente que argumento mais manhoso! Se arranjares solução nos próximos dois anos partilha! Este ano o baby cá de casa nem tem dois meses e como tal esta se marimbando.


    Beijinho e boa sorte

    ResponderEliminar
  5. A minha filha de 8 anos avançou este ano com a hipótese do Pai Natal não existir. Não desmentimos. Dissemos que ele tinha existido há muitos anos atrás, que era um senhor que distribuía prendas pelos meninos que nada tinham e que um dia, como todas as pessoas, tinha morrido. Os meninos a quem ele tinha dado prendas, quando cresceram, continuaram o que ele tinha feito e foram passando o segredo para os seus filhos. Assim, o Pai Natal é um segredo mágico que passa de pais para filhos e faz com que o Pai Natal viva para sempre dentro de nós. Ela está desejosa de ser o Pai Natal de alguém. O de 6 anos acredita piamente na existência do velhote e a de 2 anos e meio está a borrifar-se. Das prendas que surgem na árvore de Natal antes do tempo: sempre lhes dissemos que os adultos são os verdadeiros ajudantes do Pai Natal. A maior parte das prendas são dadas no dia 25, na sua volta anual pelo mundo, mas o trenó não é assim tão grande que leve as prendas todas para todos os meninos e por isso os adultos ajudam o Pai Natal como podem: distribuindo algumas ao longo do mês de Dezembro. Das prendas que eles vêem ser compradas: os adultos gostam mesmo de ajudar o Pai Natal :) pode não bater a bota com a perdigota se eles se demorarem muito sobre o assunto mas os espaços em branco eles preenchem com imaginação e os filmes da Disney que surgem nesta altura do ano. Para a Joana, a de 8 anos, quando soube do segredo dos adultos, tudo o resto das prendas que compramos e que surgem debaixo da árvore fez sentido. E ela ajuda os irmãos a acreditarem porque lhe dissemos que era fundamental para que eles depois também se pudessem tornar Pais Natal e fazer viver este segredo.

    ResponderEliminar
  6. Aqui não há filhos ainda, mas há primas como se fossem sobrinhas! E uma delas tem 4 anos. E a desculpa, maneira que arranjamos para contornar a situação foi:
    O Pai Natal existe, e traz algumas prendas, mas como ele tem os meninos todos do mundo, e o Natal é espirito de partilha e de dar, nós gostamos de o ajudar por isso também compramos alguns presentes. Escolhemos alguns que sabemos que ela quer mesmo, e esses só aparecem à meia noite do dia 25! Os outros, vamos deixando debaixo da arvore e dizemos, que fomos nós que compramos, para ajudar o Pai Natal, e ainda mais este ano, que estamos todos em crise, tivemos mesmo mesmo que ajudar o pai Natal! Mas que o que ela pediu ao Pai Natal, só virá se ela se portar bem.

    ResponderEliminar
  7. Cá vai a minha estratégia cá em casa:
    Primeiro o Pai Natal existe mesmo!!!! ( eu acredito MESMO no Pai Natal e quero continuar a acreditar e obrigo toda a gente das nossas relações a creditar). Vive na Lapónia mais própriamente numa terrinha chamada Rovaniemi e podemos( se houver euros suficientes,lol) mesmo ir lá visitá-lo. Atenção que temos que acreditar piamente que ele existe. E como ele só existe para quem acredita, é relativamente fácil.
    Ponto 2: O Pai Natal só dá uma prenda mas só UMA prenda mesmo a cada menino. Será a prenda que mágicamente aparece na árvore de natal apenas e só na noite de natal, em embrulho muito especial que se possa acreditar que vem exclusivamente da Lapónia.Isto é, nada de embrulhos com papel com publicidade de lojas, hiper etc...
    Ponto 3: As prendas que estão préviamente debaixo da árvore de natal serão as que iremos oferecer aos amigos, familiares e entre nós cá em casa.Porque é bom oferecer. Outras serão as da avô, avó, tia, tio, amigo, que começam entretanto a chegar para os miúdos e para nós. Serão abertas aos poucos( saboreando devarinho cada presente se possível claro) após o Natal.
    Ponto 4: O Pai Natal vem de noite , no silêncio da noite. Nunca acorda os meninos e não demora muito tempo(tem muitos meninos para visitar). O Pai Natal só passa com os meninos a dormir( ajuda no caso das crianças com medo do Pai Natal)
    Ponto 5: O Pai Natal e respectivas Renas têm poderes mágicos e por isso voam por todo o mundo numa só noite (também só vão a casa dos meninos que acreditam nele) e consegue passar em qualquer chaminé sem se queimar com ou sem recuperador de calor fechado ou não. Numca aparece ninguém familiar ou amigo vestido de pai natal para distribuir prendas e se acontecer os miudos já sabem que é brincadeira porque aquele não é o verdadeiro. Assim como sabem que em cada shopping existe uma Pai Natal que não é verdadeiro para todas as crianças que não podem ir visitá-lo( ao Verdadeir)o á Lapónia, possam tirar uma foto gira com a adorada figura. A esse não adianta fazer pedidos. Tem de ser por carta para a verdaeira morada dele Rovaniemi, Lapónia , Finland.
    Ponto 7: Depois é só manter acesa a magia e esta nunca mais se apagará
    Ponto 8:Também incentivo que os irmãos se presenteiem uns aos outros nem que seja com um simples desenho. Aprender a dar é bom.
    Ponto 9: se persistirem dúvidas escrevam para o pai Natal(o verdadeiro, claro, que ele escreve de volta uma carta em português dirigido aquela criança. Ou então marca-se numa agência de viagens uma Viagem á Lapónia Mas aviso que a carta fica mais barata,lol
    Espero ter ajudado.
    O Filme Polar Espress pode ajudar também. Tem é de arranjar um sininho, colocá-lo debaixo da almofada na noite de natal e fingir que não o ouve tocar depois.
    Feliz Natal para Todos

    ResponderEliminar
  8. https://www.santagreeting.net/
    Este é o link para se receber uma carta do verdadeiro Pai Natal

    ResponderEliminar
  9. Cá em casa sempre contámos a verdade aos miúdos: uma versão parecida com a de Nicca enquanto são mais pequenos; depois, à medida que vão crescendo, vão sabendo mais sobre a história de São Nicolau e até sobre a instrumentalização publicitária da figura.

    ResponderEliminar
  10. Cá em casa passa-se exactamente o mesmo que na casa da pascuela (bem, confesso que não sabia o nome da terrinha...). Mas a mais velha (9 anos) começou a achar muito estranho, já o ano passado. Perguntou-nos directamente e dissemos-lhe a verdade. Mas ai dela que desminta a existência do Pai Natal junto dos irmãos.

    ResponderEliminar
  11. Versão Clean:
    O Pai Natal é um velhinho muito ocupado e por isso delega aos pais dos meninos que tratem de fazer as compras de prendas. No dia 24 ele apenas vai passar por casa dos meninos par por o seu "selo de qualidade".

    Versão Politica (esquerda):
    O Pai Natal é um velhinho que faz todas as prendas dos meninos na sua casa no Polo-norte mas o malandro passa a vida de papo para o ar a enfardar filhoses e sonhos e a beber Coca-Cola...O duendes que são quem faz todas as prendas não concordam com a situação de um velhote que não faz nenhum ficar com a fama e proveito de dar prendas a todas as crianças do mundo e fizeram greve...(é verdade também queriam um seguro de saúde que com um orçamento porreiro para Órteses e próteses porque a miopia e as dores de dentes também atacão no meio do gelo).
    Em todo o mundo os pais dos meninos fizeram uma assembleia geram onde disseram que concordam com a greve e em troca de o pai natal fazer arranjar um emprego eles próprios fazerem as compras das prendas feitas pelos duendes (são essas prendas que eles vem debaixo da árvore). O pai natal arranjou um emprego como actor e tem feito os anúncios da Coca-Cola como parte do acordo.

    Versão Politica (Direita):
    O Pai Natal juntou uma pequena fortuna enquanto foi bispo e decidiu ser mecenas das crianças. Criou uma fundação (Fundação Natal) e através dela comprava e distribua os presentes. No entanto um governo anti-liberal decidiu taxar as fundações. Mais recentemente os governos de esquerda decidiram também taxar a circulação de bens entre países e o pai natal, que remédio, teve também de desembolsar essa despesa. Para piorar o cenário puseram portagem em todas as rena-estradas e o Pai Natal não teve direito a descriminação positiva. Conclusão: o pai natal ficou com menos dinheiro para prendas e até em risco de falência...
    Após ter contratado diversas consultoras para orientar as finanças ficou decidido que os pais das crianças teriam de subsidiar maior parte das prendas tendo o pai natal apenas a obrigação de entrar uma prenda especial a cada menino ou menina na noite de Natal.


    Espero que ajude...

    Pai Natal forever!

    ResponderEliminar
  12. Não estás a desprezar a capacidade das crianças - adultos incluídos - serem simplesmente (e alegremente!) ilógicas?

    ResponderEliminar
  13. Muito, muito, muito bom post! Eu propria tenho-me deparado com exactamente essa questão com os meus filhos de 5 anos!!
    !! ahahahahahahah Quando tiver a resposta, avise. :) Rita http://eraumavezomeusonho.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Grande imbróglio esse. Acho que este ano ainda consigo escapar à explicação, porque a mais velha só tem 3 anos e meio, mas não vai ser fácil.
    No meu caso, tnho o problema agravado pelo facto de os 4 avós terem a língua demasiado comprida :)

    ResponderEliminar
  15. Eles estão a começar a perceber que, afinal, todos nós somos um pouco os substitutos do verdadeiro Pai Natal que se cansou de tantos pedidos extravagantes. Bom Natal para toda a tribu.

    ResponderEliminar
  16. Pois aqui por casa a de 7 anos começa a insistir que não existe. A de 4 ainda não emite opinião, embora tenha ficado baralhada, esta semana, com as afirmações peremptórias de uns miúdos un bocadito mais velhos. A grande acha que são essoas que se vestem de Pai Natal e eu, em desespero de causa, confirmei, mas salvagrardei que se trata de brincadeiras e que o verdadeiro, o que traz as prendas na noite de 24, esse é outra conversa. Passou. Por enquanto. Não sei se sobrevive a 2012, no entanto...
    A verdade é que eu própria estou a começar a ficar farta d fazer as compras às escondidas, embrulhar às escondidas, colocar os presentes debaixo da árvore às escondidas... e esconder os presentes todos, entretanto.
    O problema maior nem é este. O problema maior é que, no dia em que matarem esta charada vai outra por tabela: a das fadas. Das fadas, confesso, abuso. Foram as fadas que levaram as chupetas e transformaram em flores, deixando um presente fantástico em troca. O choque, para elas, vai ser muito mais brutal. Reparem: o Pai Natal vem uma vez por ano, enquanto as fadas estão sempre disponíveis...
    Não quero acabar com esta fantasia enquanto não for absolutamente necessário, mas também não me agrada a ideia de fazer delas lorpas. Se a mais velha insistir, conto.

    ResponderEliminar
  17. Com o nascimento da minha filha deparei-me com a mesma questão. Decidimos dizer que o Pai Natal só traz 1 prenda a cada menino, e só as crianças. Ela escreve uma carta ao Pai Natal a pedir o que quer. Todas as outras prendas São compradas pela família e amigos e São "surpresa". Ela pode dar pistas sobre ó que gostava mais de receber mas não sabe o q vai ter nem quem vai dar.

    ResponderEliminar