quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

A pré-adolescência

Hoje tive um longa conversa com a minha filha mais velha sobre isto:


Não sobre elevadores, mas sobre cabelos. Fui com a Carolina ao cabeleireiro. À entrada falámos sobre pontas espigadas, quantos dedos cortar sem comprometer o seu crescimento (ela quer ficar com o cabelo muito comprido), e sobre as madeixas douradas que algumas das suas colegas de escola já fazem, com resultados que ela aprova muitíssimo. À saída falámos sobre o facto de o seu cabelo estar a ganhar uma nova ondulação, que a está a satisfazer bastante, e sobre a necessidade de continuar a afastá-lo para os lados com as pontas dos dedos, de forma a conseguir que os cabelos da frente se desviem automaticamente dos olhos após a secagem. Esse movimento permitir-lhe-ia, no seu entender e no entender do seu cabeleireiro, prescindir dos ganchos, que ela não aprecia particularmente.

A Carolina tem oito anos. Ontem dizia-me que acreditava no Pai Natal. Hoje parecia que trabalhava na L'Oréal. Suponho que seja isso a pré-adolescência, de que ela tanto fala: brushing às 16 horas, renas voadoras depois das 22.  

7 comentários:

  1. ha ha ha revi esse filme, vezes dois, alguma svezes este ano. Do género: as calças que deveriam ser leggings porque combinam melhor com as camisolas; o perfume tem que ser posto diariamente e a cor do frasco deve combinar com as roupas. A melhor parte? São duas miúdas de 5 anos... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cinco anos?!? É impressão minha ou eles estão adolescentes cada vez mais cedo e adultos cada vez mais tarde?

      Eliminar
    2. Cada vez mais precoces, sim! É assustador!
      Ah e fica uma dica de amiga: nunca, jamais, em tempo algum, levar os filhos quando nós precisamos de comprar roupa interior. Eu tive direito a birrinhas por causa de soutiens rosa...

      Eliminar
  2. "madeixas douradas que algumas das suas colegas de escola já fazem"? A sério? Aos 8 anos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não é no cabelo todo. É só uma meada (diz ela - eu não me lembro de o ter visto em nenhuma colega).

      Eliminar
  3. tens que ver o meu filho com 3 anos...."pai, quero uma blusa verde como vimos ontem na loja"....e eu, nem me lembro por onde andei, quanto mais a dita blusa....para não falar no elevador, a pentear-se como se fosse um estrela rock, enfim....

    ResponderEliminar
  4. Madeixas com 8 anos? Socorro, tirem-me deste filme!

    ResponderEliminar