sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A mamã é médica #3

O marido que frequenta este blogue escreveu sobre a gravidez da Kate: "quatro dias internada por causa de enjoos? Enjoa-se assim tanto do outro lado do canal da Mancha?"

Estarei eu a denotar algum preconceito em relação à pobre duquesa de Cambridge, excelentíssimo esposo? Todos sabemos que a gravidez, em especial durante o primeiro trimestre, é um período em que os enjoos são muito frequentes. Há quem lhes chame até enjoos matinais, se bem que de matinais não têm nada, pois  acontecem em qualquer altura do dia. Ora, uma em cada 300 grávidas sofre de uma grave apresentação destes enjoos, a que se chama hiperemese gravídica. Nestes casos, as náuseas e os vómitos são incoercíveis e violentos, e não cedem aos tratamentos habituais, podendo desencadear distúrbios nutritivos e metabólicos significativos, com perda de peso acentuada (por definição superior a 5% do peso corporal habitual).


A causa não está bem esclarecida, mas parece estar relacionada com as alterações hormonais da gravidez e stress intenso. Exactamente para evitar as consequências da desidratação e distúrbios que referi, algumas grávidas têm que ser hospitalizadas. Ora, as distintas grávidas de sangue azul têm as mesmas alterações hormonais que as grávidas da plebe, e até parece que sofrem de stress acentuado, pelo que têm todo o direito de necessitar de um internamento até deixarem de vomitar que nem uma pescada. E já agora, o tratamento desta situação passa por um suporte emocional, que parece ser muito importante. Portanto, o príncipe William vai mesmo ter de fazer um pouco mais do que uma visita por dia para que a sua duquesa se sinta melhor.

3 comentários:

  1. Nem sabia que as pescadas vomitavam.
    Marina

    ResponderEliminar
  2. Muito bem, Teresa, estou a adorar este blog!!! E toda a ideia!! :)

    Susana Ribeiro*

    ResponderEliminar
  3. Eu também enjoei imenso, o dia todo, toda a gravidez, por 3 vezes... Infelizmente não fui internada, mas não ganhei quase peso nenhum durante as gravidezes...
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar