sábado, 16 de fevereiro de 2013

Se queres guarda-nocturno, paga

A minha filha mais velha anda a atravessar uma nova fase de terrores nocturnos, que combinada com a fase de terrores diurnos, nocturnos, saturnos, uranos e neptunos da Rita (desde que o nariz se lhe entupiu faz mais birras do que os maquinistas da CP fazem greves) produz ali uma rapsódia de solicitações domésticas infanto-juvenis de pôr a cabeça em água ao mais dedicado dos pais - quanto mais a mim.

Se com a Rita não há outro remédio senão aguentar e esperar que passe, a Carolina, pelo menos, já está aberta a ameaças e chantagens, actividades que alegremente pratico com fins educativos. Por isso, ao fim de uma semana a ter que me deitar ao seu lado, informei-a de que passava a cobrar cinco euros (o valor da sua semanada) por cada vez que tivesse de ficar com ela até adormecer. Ela bem argumentou que aquilo era uma chantagem inadmissível, que culpa tinha ela de ter medo, mas eu disse-lhe para se ir queixar à polícia. Cinco euros ou nada feito.

Na primeira noite ainda optou por pagar. Mas ontem o capitalismo já falou mais alto. "Cinco euros é muito dinheiro", disse-me ela. "Pois é", concordei eu. "Tu és mau." "Pois sou." "Mas tu tens quase nove anos", acrescentei. E em menos de dois minutos a Carolina estava a dormir.

7 comentários:

  1. lol Boa técnica! E de pequenino é que se começa...
    Eu tenho 34 anos e também os meus pais, desde que fui para a preparatória me começaram a dar mesada, na altura eram 200 Escudos! :) E tinha que durar o mês inteiro! À medida que fui crescendo a mesada foi aumentando, e eu fui tendo outros gastos, como teenager que era... Às vezes a mesada já não chegava ao fim do mês e lá tinha eu que ir pedir emprestado aos meus pais. Mas era emprestado, no verdadeiro sentido da palavra, pois sempre que isso acontecia, o valor do empréstimo era deduzido ao valor da mesada seguinte... E foi assim que aprendi desde muito nova a gerir o meu dinheiro. Era uma técnica muito à frente para a época, principalmente no interior do país, que foi onde cresci, mas resultou na perfeição, porque se aprende desde a infância que o dinheiro é para ser bem gerido e bem gasto e não dado de bandeja...Ah! E felizmente nunca me faltou nada, tive sempre tudo o que uma criança e adolescente daquela altura tinham! :)
    Beijinhos aos 5 ;)

    ResponderEliminar
  2. Shame on you... Mas adorei. É uma tática a considerar seriamente assim que o Gonçalo tiver idade para receber semanada! ;-)

    ResponderEliminar
  3. Boa tecnica sim senhor, eles tem de perceber o valor do tempo hahahahahah

    ResponderEliminar
  4. É duro, como a chantagem e muito apetecivel!
    Daqui por uns 30 anitos: entao filha nao ficas mais uns minutinhos comigo? Ah etal, sao 5 euros da tua reforma...

    ResponderEliminar
  5. Bem, eu confesso que tenho sido mais adepta da prática do suborno, o que é muito menos educativo, mas às tantas, que se lixe. Abanando duas meras carteirinhas de cromos, consigo meter a rapaziada debaixo da tesoura do barbeiro num abrir e fechar de olhos.
    Há dias em que temo vir a encabeçar o próximo grande escândalo de corrupção em Portugal, a par com o Apito Dourado.

    ResponderEliminar
  6. Genial! Tenho uma Carolina com a idade da sua, a mais nova de 3 irmãs...invade-me a cama sempre com a desculpa dos pesadelos...
    Normalmente ameaço-a...sem grandes resultados...esta noite, vou tentar a sua técnica!

    ResponderEliminar
  7. Gostaria de opinar, mas o resultado vai dar sempre no mesmo, como não tenho filhos, é difícil de entender, mas lembro-me bem (pois só tenho 35 anos) que houve uma fase da minha vida que também tinha muito medo, medo de atravessar o corredor, sozinha, mesmo com as luzes acesas (era um corredor enorme, para aí com 2 metros), medo do escuro, medo quando tocavam à porta e acho que essa estratégia não me teria ajudado.

    Mas no caso da Carolina, pode ser manha. boa sorte.

    ResponderEliminar