quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Chegou!


Tenho finalmente nas mãos, acabadinho de chegar da gráfica, o meu terceiro livro infantil, O Pai mais Horrível do Mundo. Está lindo, lindo, lindo! Eu dediquei um livro a cada um dos meus filhos, e tenho orgulho em cada um deles, até por serem muito diferentes uns dos outros, mas este livro é ligeiramente mais especial. Por uma única razão: não é bem uma história saída da minha cabeça e dedicada a um dos meus filhos - este livro é o Gui. São as suas críticas à minha pessoa, é a sua malandrice e é também toda a ternura que se esconde por debaixo da sua pinta de puto reguila.

O João Fazenda fez um trabalho absolutamente maravilhoso na ilustração. Ele é um dos maiores ilustradores nacionais, com uma carreira já relevante fora de portas, e eu praticamente não o conhecia (em termos pessoais, claro) quando o convidei para este projecto. Por isso, eu tinha aquele medo de que uma pessoa assoberbada de trabalho, como é o seu caso, decidisse ligar o piloto automático e fosse muito bom (porque ele não sabe ser mau), mas não chegasse a ser extraordinário, como eu sabia que ele podia ser. Felizmente, ele foi mesmo extraordinário, como era necessário, já que o livro tem no total 500 caracteres de texto e vive em absoluto da dinâmica entre imagem e ilustração.

Com toda a sinceridade, não podia estar mais contente com o resultado final (e olhem que só muito raramente digo uma coisa destas), e talvez por isso nenhum dos meus outros filhos teve a reacção do Gui quando o livro chegou. Ele ficou doido de orgulho. Quer oferecer um a todas as pessoas que nos visitam e esvaziou uma das suas caixas de brinquedos só para guardar o seu exemplar. Ao longo do dia, vai-me pedindo para lhe ler as frases de cada plano, e depois mostra às pessoas que o sabe ler sozinho (embora não saiba).

Acha que o Gui se sente co-autor de O Pai Mais Horrível do Mundo. E faz bem em sentir-se. Porque é mesmo.


(O livro chega às livrarias a 8 de Março e será apresentado no dia 16, sábado, pelas 18 horas, na Fnac do Chiado. Mais detalhes sobre isso em breve - mas marquem na agenda, que eu gostava muito de vos ver por lá.)

9 comentários:

  1. Nao tenho um gui em casa mas tenho uma carolina. Adoramos o livro da baleia no quarto (impagavel a cara deles quando lhes leio a historia. ). E agora quero muito espreitar o livro do gui:)

    ResponderEliminar
  2. lançar o livro perto do dia do pai...o menino sabe o que faz:)

    ResponderEliminar
  3. Parabéns ao autor, ao co-autor e ao ilustrador!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns por mais um "rebento". A capa está genial. Não estarei no Chiado porque vivo longe, mas quando vier para os meus lados, lá estarei com muito gosto.

    ResponderEliminar
  5. Isto é que é Marketing: livro novo + pai + Março + dia do pai!

    João, só irá fazer o lançamento no Chiado? Sabe se virá mais para norte, Fnac Norteshopping ou Santa Catarina, Marshopping? Adorava ter o seu autografo para oferecer ao meu marido ;)

    Parabéns ao autor, ao co-autor e às belas ilustrações do meu ilustrador favorito!

    ResponderEliminar
  6. Lá estarei na Fnac para trazer um autografado para casa!! Beijinhos e muito sucesso!!! Mais filhos e mais livros!!

    ResponderEliminar
  7. Vou oferecer este livro à perita cá de casa, a Nônô. Ela depois dirá de sua justiça. Quem sabe na apresentação, pois contamos estar presentes.
    Ah, e para pai mais horrível do mundo também tem uma grande dose de mais adorável. Apesar de todos os "queixumes" que faz relativamente aos pequenos (que até acho piada e porque todos temos o direito, enquanto pais, de ser diferentes e sentir de diferentes formas a "viagem da parentalidade", com mais ou menos verdade, mais ou menos sarcasmo) a atitude que descreve do Gui só demonstra o grande pai que tem, porque efectivamente ele tem muito pai interior.
    Até breve! ;)

    ResponderEliminar
  8. Muitos parabéns ao autor, co-autor e ilustrador! Pelo que se vê daqui, é um livro cheio de pinta! Estou curiosa!

    ResponderEliminar