quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Os exercícios matinais da Rita

Caros colegas bebés a caminho dos seis meses:

Qualquer um de nós que se queria manter saudável deve começar mais ou menos por esta altura a tentar virar-se na cama e abandonar aquela postura extremamente aborrecida que consiste em estar o tempo todo de papo para o ar, que nem um nababo. Todos nós já conhecemos de cor os tectos das nossas casas, não é verdade? Pois bem, para alguns bebés mais ociosos e pouco dados a exercício físico, deixo aqui uma série de movimentos que eu pratico todas as manhãs, que isto da banha e do colesterol é para ter cuidado desde pequenino.

Começamos por nos posicionar ao centro da cama, para evitar que a moleirinha se espete contra o soalho. Por esta altura a nossa tola ainda é bastante elástica, mas convém não abusar da sorte.


De seguida, levantamos as pernas como se fôssemos fazer uns fantásticos abdominais. A ideia é ganhar o necessário impulso para aquilo que se segue.


E o que se segue é isto: um rápido movimento de rotação do corpo para a esquerda que tem de ser feito com o máximo de convicção, ou de outra forma não conseguiremos sair do lugar.


Se o impulso for bem dado, rapidamente chegamos à nossa posição de destino, que nos permitirá apreciar as linhas elegantes do aparador do quarto dos nossos pais ou qualquer outra peça de mobiliário de vossa casa, em vez dos desinteressante e monótonos tectos, que costumam ser branco sobre branco, como o quadro do Malevich.


Os bebés mais afoitos podem tentar a rotação completa do corpo, mas antes dos seis meses eu não aconselho, porque é extremamente difícil retirar o braço esquerdo debaixo da nossa pança. Isso exigirá ainda muita dose de papa, que por enquanto ainda me falta no bucho e na musculatura. Portanto, o que há a fazer é insistir na posição.


Cá está. Insiste, insiste, insiste, insiste mais um pouco, para desta forma começarmos a despertar certos músculos do nosso corpo ainda com pouco uso. É esticar bem, é esticar bem, vamos lá a isso.


E ao fim de cerca de 30 segundo de exercício em posição lateral, podemos descansar, regressando à nossa posição inicial.


Para os mais corajosos, depois de um breve descanso, é voltar a tentar, agora para o outro lado.


E pronto, é isto, espero que tenham gostado. E para concluir deixo-vos com uma das máximas do meu papá João: um bebé saudável fica menos insuportável.

6 comentários:

  1. E eu chamo a atenção para a última proeza do meu filho de 5 meses… para quem vai, também, a caminho dos 6… e não é que o rapazinho dá uma volta de 180º depois de acordar?!?! Estica, encolhe, arrasta e pimba!

    Quando dei conta de que já tinha acordado fui espreitá-lo e fiquei a pensar:— Eu não o pus a dormir ao contrário! Ou pus?!
    Não, não pus. Por isso, garotada pequenina, juízinho e não façam dos vossos pais parvos, sim?!

    Força Ritinha! ;)

    ResponderEliminar
  2. Bem, eu tive dois campeões da rotação em casa; o mais velho com tentativas obsessivas a partir dos 2(!) meses, tendo finalmente conseguido aos 3, modalidade que a partir de então particou incessantemente (até outras conquistas físicas mais interessantes). Confesso q as tentativas dos 2 meses nos deixaram inicialmente perplexos e a perguntarmo-nos se haveria algo de errado com a criança...
    A do meio a primeira vez q se voltou foi aos 2(!) meses; depois pareceu ter desaprendido para reatar a actividade aos 4.
    O terceiro deve ter sido por volta dos 4 meses;talvez a sua proeza física mais radical de tenra idade foi (misteriosamente - não houve testemunhas do acto) ter saltado de uma cama de viagem com cerca de ano e meio.

    ResponderEliminar
  3. A Ritinha é mesmo gira :)

    ResponderEliminar
  4. ''Tola bastante elástica; Banha, colesterol, pança e bucho..'' O pai joão já está apresentado.

    ResponderEliminar