quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Amamos Tiago

Tiago Cavaco, além de ser pastor protestante, autor de um dos melhores (e mais antigos) blogues que por aí andam e pai de quatro filhos, é também músico. Sob o nome de Tiago Guillul já colecciona um generoso conjunto de bons discos, mas nenhum tão bom quanto Amamos Duvall, 24 canções (é um duplo álbum) que são a melhor coisa que tenho escutado em 2013.


O disco, infelizmente, e ao contrário de outros, não tem distribuição comercial na Fnac (porquê, meu Deus?), e só consegui comprar o meu exemplar na Flur (em Santa Apolónia, ao lado da Bica do Sapato). Mas claro, é sempre possível adquiri-lo através do site da FlorCaveira por cinco minúsculos euros, ou escutá-lo (e fazer download) através do bandcamp da mesma editora.

Mas se trago para aqui este disco é pela forma como os filhos do cantor e a temática familiar são incorporados neste trabalho. Há músicas tão denotativas como "Faz Filhos", que começa com Tiago a declarar "canções sobre fazer amor é banal, mas canções sobre fazer filhos é outra coisa, é ouvir o baralho à volta", e cuja letra diz tudo:

"Constituir família é a suprema rebeldia
Porque o Planeta aguenta e quem só tenta já se orienta

Recuperando em Abraão o embalo da sobrepopulação
Conquistas fabulosas através das famílias numerosas."

Um hino à multiplicação da espécie não é coisa que se ouça todos os dias. Mas, ainda melhor que "Faz Filhos", é a extraordinária "Sirenata" (alguém que faça um teledisco, ou até um videoclip, desta canção, sff), onde se revela todo o génio de Tiago como produtor. A maneira como as gravações caseiras dos filhos são interligadas com a música é de se lhe tirar todos os chapéus que tivermos na cabeça.

Ouvir o artista Tiago a pedir a um dos miúdos para se calar porque agora tem de cantar o refrão da canção é a mais bela homenagem às atribulações paternais que um pai de quatro, como eu, poderia algum dia escutar. Sinto-me tantas vezes assim, tal qual o minuto 2'16'': "Espera aí, agora espera!" E lá vem disto: 

"Onde não há diva, há saliva
Onde não há ouro, lata
Na tontura falha o tom
mas nasce a sirenata"

Sim, sim, é mesmo assim. Grande Cavaco, que tanto me tem animado os dias.

3 comentários:

  1. Estou a ouvir as músicas através do link que indicou mas…
    porquê, ou qual a razão do nome do album ser Amamos Duvall? O actor, certo?

    Fiquei curiosa…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, por causa do actor Robert Duvall. É escutar a segunda faixa do primeiro disco. Também está disponível online. E ver um filme chamado "The Apostle".

      Eliminar
  2. Acho que, pelo que li, que é mera inspiração e gosto pelo trabalho deste senhor. :)

    ResponderEliminar