quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Ainda vais ter saudades

Vocês não imaginam a quantidade de gente que neste blogue - e na vida, já agora - me costuma dizer, após um relato mais acalorado de uma tragédia doméstica, a seguinte frase: "ainda vais ter saudades". Como assim ainda vou ter saudades? Eu não quero vir a ter saudades. Saudades do quê? De não dormir? De mudar fraldas? Da Rita não conseguir apanhar com as mãos os objectos que tem à frente do nariz? Eu não quero ter saudades! O giro de ser pai - e de estar vivo, já agora - é imaginar os desafios que estão pela frente e sentirmo-nos animados por eles. É pegar nos filhos, educá-los o melhor possível, deixá-los ser quem eles quiserem e enfim repousar.

No final dessa hercúlea tarefa (eu sei que a chegada dos netos costuma estragar estas contas, mas não vamos agora pensar nisso), o meu objectivo é voltar para os meus livros, para os meus discos, para os meus filmes, e até para a minha mulher, e viver uma decadência corporal e mental em grande estilo. Se alguém me apanhar, daqui a 25 anos, a suspirar pelos tempos em que eu era pai de quatro putos tão pequeninos como os meus são neste momento, leiam-me este post em voz alta, se faz favor. E acrescentem no final: "Está parvo, o velho."


9 comentários:

  1. Mas eu sou uma das que já lhe disse isso. E costumo ter razão. Não tive razão quando lhe disse, há uns anos, que os seus livros teriam sucesso, dado o interesse que os meus alunos punham ao ouvir-me ler as suas crónicas?
    Digo saudades porque, a par de todos esses aspectos menos líricos, eles já não correrão para o seu colo, não virão de cinco em cinco minutos abraçá-lo, mas confirmo que nos enche a alma de orgulho ver o que fazem em adultos, fruto do nosso esforço. Lá isso é a mais pura das verdades. Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. :) pois... faz parte do "crescer"... mas certamente haverão saudades de momentos... mas a ideia de "congelarmos" nesses momentos, isso não!

    Ainda ontem se comentada as saudades da barriga de grávida... sim, são saudades... mas isso não quer dizer que eu quisesse ficar para sempre grávida! Adoro vê-la crescer!

    ResponderEliminar
  3. Bem, como as minhas filhas já têm 18 e 21 anos, respetivamente, já tenho moral para lhe dizer que sim, vai ter saudades. Saudades de lhes pegar ao colo, de poder secar lágrimas com um beijinho, de dar beijinhos de boa noite. De preparar mochilas e lanches e equipamentos de desporto e farnel para visitas de estudo, de ler a mesma história vezes sem conta... Saudades de muita coisa, garanto. Mas também é bom, aproveitar a saída delas para a faculdade para ter a casa finalmente arrumada e limpa mais do que meia hora, de ter tempo para arranjar as unhas, ir ao ginasio, voltar a namorar com o meu marido (esta é a parte melhor). E é bom vê-las regressar ao fim de semana cheias de saudades, da mãe, da comidinha da mãe, dos mimos da mãe... É uma fase boa, mas que de vez em quando tenho saudades de lhes pegar ao colo, isso tenho. Não dá para negar.

    ResponderEliminar
  4. Não sei te terei ou não saudades.Das birras, dos NÃO constantes, das noites mal dormidas, isso de certeza não terei saudades.Terei sim, do colinho, dos miminhos, do sorriso constante, da magia, do faz de conta, da brincadeira, disso sim terei saudades porque nós adultos perdemos algures no crescimento um pouco disso tudo, ou não?
    :)

    ResponderEliminar
  5. Espero estar aqui daqui a 25 anos para ler "afinal tinham razão!". :-)

    ResponderEliminar
  6. Eh eh subscrevo na íntegra que eu tenho saudades é de dormir nem que fossem só 6 horinhas seguidas...Estou a brincar porque agora estou nessa fase com os bébés mais recentes (gémeos) mas já tenho um de 6 anos e todas as fases têm as suas dificuldades e as suas delícias e olhamos é sempre para o futuro vivendo o presente muito intensamente!

    ResponderEliminar
  7. Finalmente... Encontro alguém que pensa como eu:)
    É exatamente isso que eu acho: digamos que há coisas que são "um mal necessário" para outras....

    ResponderEliminar
  8. Olá
    Sou uma mãe de três, e sou um exemplo de "vinte e cinco anos depois".
    Tenho uma filha que ja completou o ciclo, escola, faculdade, emprego, e já saiu de casa, tenho outra que esta na faculdade, fora de casa, e a minha "Ritinha", ainda está no liceu.
    Realmente posso afirmar sem problemas, que no fundo é um descanso finalmente
    ter tempo para fazer o que me apetecer.
    É verdade!
    A nostalgia surge, quando, reparamos que já não temos qualquer controle sobre os nosso filhos, que já sairam de casa.
    É muito complicado lidar com o nosso instinto protector, afinado durante tantos anos que estiveram sobre nossa responsabildade, e agora simplesmente já não está nas nossas mãos...
    Resta-nos esperar que tenhamos feito um bom trabalho, e que Deus os proteja quando eu não puder..
    Acho que é isso a que as pessoas se referem quando dizem ter saudades dos tempos em que eles eram pequenos.
    já se sabe que quem disser que tem saudades das noites mal dormidas ás vezes com a cama lotada, das fraldas, da casa sempre desarrumada, dos gritos, de não poder ir a nenhum sitio, ou ir e passar o tempo a correr atrás dos miudos, de chegar á noite e desmaiar de cansaço, das doenças, etc, deve estar com amnésia.
    Tenho sim saudades de quando podia pegar nas minhas filhas muito fofinhas e dormir abraçada a elas, ouvi-las respirar no silêncio e pensar que estava tudo bem.
    Tenho saudades de poder comprar roupas giras para elas, e elas gostarem e vestirem-nas, tenho saudades de as ter ás três debaixo do mesmo tecto, tenho até saudades do barulho e da confusão que elas fazem quando estão todas juntas, e tenho saudades sobretudo de ser o centro do mundo delas...porque elas vão ser sempre o meu, estejam onde estiverem, em qualquer idade, são sempre os meus bebés, e fazem parte de mim como um braço, um rim ou o meu coração.

    ResponderEliminar