terça-feira, 2 de julho de 2013

Por favor, não tente isto numa piscina

Ok, isto é realmente incrível e muito, muito assustador:


Assim à primeira vista, apetece chamar a Comissão de Protecção de Menores e mandar prender os pais, mas a verdade é que a criança sabe mesmo nadar. Nunca tinha visto ninguém tão pequeno mover-se assim dentro de água, e aquela técnica impressionante de respiração teve certamente de ser praticada durante imenso tempo. Há mais aqui.

Parece que esta miúda foi treinada por uma empresa americana especialista numa técnica chamada ISR (Infant Swimming Resource). No site eles explicam que o afogamento é a primeira causa de morte de crianças com menos de quatro anos em 19 estados americanos. Daí o desenvolvimento da ISR, cujo objectivo é ensinar as crianças a sobreviver em meio aquático, se por acaso caírem acidentalmente dentro de água. Cool, não?

Depois de ver o vídeo, googlei e descobri que existe um ISR Portugal e tudo. Alguém conhece ou já experimentou?

10 comentários:

  1. Num grupo de Mães de que faço parte já houve algumas que experimentaram fazer esse curso com os filhos e ficaram muito satisfeitas.

    ResponderEliminar
  2. Informação muito interessante e importante. Obrigada.

    ResponderEliminar
  3. Numas férias na Republica Dominicana, em 2000, nadei na piscina do hotel com uma criança, com idade idêntica à do video, que era atirada pelo pai, no meio de risadas, para dentro da piscina dos adultos.

    ResponderEliminar
  4. Olá João,
    Os meus dois filhos mais velhos (4 e 2 anos) já fizeram o curso e é mesmo uma técnica fantástica. Eles aprendem a boiar e a sair de dentro de água sozinhos. O mais pequeno, que tem agora 7 meses vai faze-lo no proximo ano, de certeza. Assim nós ficamos mais tranquilos com a piscina em casa dos avós. É mais do que um seguro de vida!

    ResponderEliminar
  5. Vimos da água e não da terra...
    Somos água.

    ResponderEliminar
  6. Olá. O meu filho de 3 anos fez há uns 3 meses com a Estela Florindo do ISR Portugal e a técnica que ela ensina é absolutamente fabulosa, além de que ela tem um jeito e uma simpatia incrível com os miúdos. Eu escrevi sobre isto no meu blog e divulguei porque de facto é fantástico. O meu filho só fez durante uma semana, e não o curso completo, porque eu estava muito grávida do meu segundo filho, mas devo dizer que em apenas uma semana conseguiu aprender a virar-se e a boiar sozinho. Quero muito que ele faça o curso completo, mas o único problema é o horário das aulas, uma vez que a instrutora tem dificuldades em arranjar piscinas ao final da tarda. Não só recomendo, como na altura disse mesmo no meu blog que isto devia fazer parte do sistema de ensino e todos os pais deviam poder proporcionar este curso de salvamento aos seus filhos. Ainda bem que falaram aqui sobre isto porque o vosso blog tem uma dimensão e uma visibilidade que o meu não tem e que vai chegar a muitas pessoas. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, isso é óptimo. Não pode colocar aqui o link para o texto do seu blogue?

      Eliminar
  7. Experimentei com a Estela Florindo. Tenho dois filhos, Guilherme, 2,5 anos e Alexandre, 9 meses. As tecnicas de ensino são diferentes, mas não tenho duvidas de que os dois se safam muito bem se caírem à agua com roupa e tudo(e sim, já experimentei...mas sem roupa). É absolutamente espectacular!!

    ResponderEliminar
  8. http://vidasdanossavida.blogspot.pt/2013/03/aulas-isr.html

    http://vidasdanossavida.blogspot.pt/2013/03/isr-primeira-licao.html

    Vale mesmo a pena, João. Tenho pena de não ter conseguido que ele fizesse o curso todo antes do verão, mas espero conseguir que ele faça um dos próximos cursos.

    Bjs e parabéns pelo blog! Bom fim de semana

    ResponderEliminar