terça-feira, 16 de julho de 2013

A vespa

Ou muito me engano ou o meu filho Gui vai ser o chanfrado da família. Eles são todos muito diferentes uns dos outros, mas a Carolina, o Tomás ou até a Rita têm uma boa dose de previsibilidade, é relativamente fácil perceber a cabeça deles. Já o Gui é sempre um poço de surpresas.

Esta noite acordou várias vezes porque tinha "uma vespa no quarto". Explicámos-lhe pacientemente, primeiro a mãe e depois eu, que não podia ser uma vespa, que era de certeza uma melga ou um mosquito irritante, daqueles que nos zombem aos ouvidos mas que são quase impossíveis de apanhar no escuro. Que não. Era definitivamente uma vespa. E ao fim de inúmeras vespas alegadamente a fazerem voo picado sobre a sua tola, nós rendemo-nos e dissemos-lhe: "Ok, Gui, anda para a cama dos papás, que lá não há vespas." E ele foi? Nope. Nein. Niet. Nada disso. Recusou-se terminantemente: "Eu não quero ir para a cama dos papás! Eu não quero ir para a cama dos papás!"

E não foi mesmo. Para além de ser a única criança a ser atacada por vespas no escuro e às quatro da manhã, o Gui é a única criança que não gosta de ir para a cama dos pais. É um pequeno mistério, este nosso filho n.º 3. E, como todos os mistérios, mete um bocadinho de medo.

8 comentários:

  1. Por outro lado, deve ser um grande alívio ele não sentir essa necessidade de ir para a cama dos papás, que julgo eu ser um ponto problemático nalgumas crianças :)

    ResponderEliminar
  2. O Gui, se calhar, vai ser o génio (incompreendido) da família...

    ResponderEliminar
  3. Assustador mesmo. Há miúdos assim, é necessária mais paciência,compreensão. Ser o número três não ajuda,principalmente se tiver uma diferença de idades do número 2 aceitável. Não se revê nas conversas dos mais velhos,mas também não encaixa na faixa etária da Ritinha que ainda é bebé. Isto faz com que procure mostrar que é maior e mais maduro do que é (não querer ir para a vossa cama) e ao mesmo tempo procura a atenção que vai sendo desviada para a bebé e faz esses circos noturnos. Têm de apoiá-lo,assistir ás vitórias dele,festejá-las e nunca mostrar que ele é o incompreendido. Vai resultar num adolescente infeliz e mais tarde num adulto com inseguranças.

    Mas imagino que tenha muita piada :)

    beijocas
    Filipa

    ResponderEliminar
  4. Pois, a minha filha de 3 anos acordou ontem a dizer que tinha as aranhas da avó na cama dela... O que fazer com os insectos que nos perseguem? :)

    ResponderEliminar
  5. Não é, não. A filha número 2 desta casa também se recusa a vir para a nossa cama. A nossa explicação é que é rapariga e muito mais independente que os totos dos outros 3 irmãos... Pelos vistos não será bem assim.

    Bem podia vir. Eu sei que a nossa cama está sobrepovoada de miúdos e se dorme apertado. Mas vida deles todos será bem pior se eu não dormir, por andar a acudir aos pesadelos dos 4.

    ResponderEliminar
  6. Acho que há sempre um mais chanfrado. Não sei se cá é o filho nº2 ou nº3. Se calhar são os dois chanfrados, cada um à sua maneira. Os dois mais velhos também não gostam de ir para a nossa cama (e ainda bem...) a não ser às vezes nos fins de semana já de manhã para a brincadeira..

    ResponderEliminar
  7. É agora que eu suspiro de alívio...

    ResponderEliminar
  8. Chanfrado ou do contra?
    Os adultos também não sabem o que querem! ;)

    ResponderEliminar