segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O fim de um ciclo (e o princípio de outro)

Hoje é o meu primeiro dia oficial como jornalista freelancer. Por razões que não interessa estar aqui a explicar, até porque custa um bocadinho falar disso, resolvi deixar o cargo de director-adjunto da Time Out, empresa que ajudei a fundar e a trazer para Portugal em 2007. Desde que comecei a trabalhar no projecto até ao dia em que decidi sair foram mais de sete anos de muito empenho, muitas vezes nadando contra a corrente: a quantidade de gente que nos disse que a Time Out Lisboa nunca iria vingar foi bastante maior do que aquela que nos disse para seguir em frente.

Mas a verdade é que a revista se impôs, com um público fiel e um estilo muito próprio. Fomos capazes de criar uma marca de sucesso, que faz hoje semanalmente parte do mapa genético de Lisboa - mas não só: a revista também está no Porto (com periodicidade mensal), tem várias edições especiais para turistas e para miúdos, organiza umas festas de arromba, e tanto, tanto mais.

Mas, sobretudo - e é aquilo de que mais me orgulho -, conseguimos criar uma equipa coesa e muito unida, onde a amizade e a solidariedade foram frequentemente o combustível que permitiu ultrapassar o cansaço e a falta de meios. Sempre disse que essa era a parte mais fascinante de se ser uma espécie de empresário: reunimos pessoas que por causa de nós se conhecem, ficam amigas para a vida, começam a namorar, têm filhos. E depois, passados alguns anos, quando olhamos para trás, percebemos como de uma ideia muito simples - fundar a Time Out Lisboa - nasceu uma multiplicidade de ligações e de relações, que sem esse mini-Big Bang inaugural nunca teriam chegado a acontecer.

É uma maneira muito bela, e muito profunda, de tocar nas vidas dos outros. E no meio de tudo o que fica para trás, é disso que vou sentir mais falta.



Capa da primeira Time Out Miúdos, com ilustração do Bernardo Carvalho

10 comentários:

  1. A Time Out vai ficar mais pobre, é um facto, mas esperemos que a semente que lançaste (estou a falar da revista ;) ) perdure e floresça por muito tempo!
    A ti deixo o meu obrigado por uma revista tão essencial como a Time Out!
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Bem vindo ao mundo dos freelancers.
    Tem os seus desafios, e tem muitas vantagens. Boa sorte, e muito sucesso.

    ResponderEliminar
  3. Boa sorte para esta nova etapa e muitos parabéns pelo projecto Time Out!

    ResponderEliminar
  4. Abraço, João Miguel. A revista está aí, imposta. Ainda me lembro de como nasceu e se implantou. De fora, pela mira da banca dos jornais e revistas, o fim destes anos vejo que o balanço é muito positivo.Parabéns. :)

    ResponderEliminar
  5. Sou uma das fiéis à time out e muito por ser uma fiel seguidora do que escreve e do que fala:) gostei de o ver no Liceu Pedro Nunes, gosto muito do seu humor...parece que 2013 é um ano de mudanças ou fim de ciclo para muitos...tudo de bom e cá estaremos para o continuar a seguir! um abraço muito abraçado

    ResponderEliminar
  6. Nova etapa que, certamente, será mais um sucesso.

    ResponderEliminar
  7. Obrigada!
    Obrigada por estes anos de Time Out!
    Obrigada pelas gargalhadas que dei aqui do meu cantinho a ouvir-te falar!
    Obrigada pela calma que tiveste comigo até quando falhava!
    Encontramo-nos talvez num Avante!

    ResponderEliminar
  8. O melhor está para vir. Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Gosto imenso da revista e gosto imenso do projecto! Já tive de vos bater à porta várias vezes (devido a questões profissionais) e fui sempre muito, mas mesmo muito bem recebida! Desejo muita energia para esta nova fase e a mesma paixão de sempre na escrita! P.s - adoro o blog!

    ResponderEliminar