sábado, 14 de setembro de 2013

Concerto em bicos dos pés

A Rita tem imensa sorte. Isto de ser a quarta filha e crescer com uma irmã e dois irmãos de idades muito próximas mas com interesses muito diferentes, aumenta-lhe imenso a paleta de descobertas em tenra idade. Com um ano acabado de fazer, já se consegue perceber bem que a música é uma das coisas que mais lhe interessa. É irresistível observá-la a abanar o capacete ou vê-la de dedinho no ar quando ouve qualquer melodia, e toda a família sabe, pelo entusiasmo da sua reacção, qual é a música preferida da Rita quando à noite cantamos ao Jesus.

Geralmente, quando me sento a estudar piano com a Carolina, a Rita fica ao meu colo e tenta freneticamente chegar às teclas. Fartamo-nos de rir com as suas peças desajeitadas mas muito empenhadas. Agora que ela está mais crescida e já explora a casa toda com independência, não precisa do colo para dar aso à sua criatividade. Basta esticar-se e iniciar o seu mini-concerto como qualquer pianista profissional - sem olhar para o teclado.


10 comentários:

  1. Qualquer dia, forma um dueto com a Carolina.

    É tão bom vê-los crescer a tentar adivinhar qual será o seu futuro, não é?

    ResponderEliminar
  2. "Cantamos ao Jesus"? Que é isso?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda há quem não se preocupe apenas com o desenvolvimento físico dos filhos, sabe?

      Eliminar
    2. Esta família aborda a sua orientação religiosa de uma forma desempoeirada e absolutamente natural. Por isso cantam ao Jesus, provavelmente nas orações da noite ou nas cerimónias religiosas.

      @Bruxa Mimi: ;)

      Eliminar
    3. Mas a minha pergunta não era minimamente provocatória. Por isso nem percebo este comentário da Bruxa Mimi. Se perguntei o que era "cantar a jesus" era porque não sabia ao que se referia, e na verdade continuo sem saber. Mas pronto, a burrice deve ser minha, deixe lá.

      Eliminar
    4. Queria só esclarecer que geralmente cantamos quando fazemos as nossas orações em família. O papá toca guitarra e todos cantamos. É uma maneira simples e cativante de manter os miúdos concentrados e interessados. E geralmente cada um escolhe uma música por noite, com excepção da última que é sempre a mesma - "Tomai Senhor e recebei" (Oração de Santo Inácio de Loyola).

      Eliminar
    5. Ah, agora já estou esclarecida. Obrigada, Teresa. E parabéns pela actividade em família.

      Eliminar
  3. Uma educação fantástica a que dão aos vossos filhos num mundo que se preocupa só com aparências!

    ResponderEliminar
  4. Só não percebo como se arranja tempo para tanta coisa...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo das 12.08, "Não existe falta de tempo, existe falta de interesse. Porque quando queremos mesmo uma coisa, a madrugada vira dia, 4ª feira vira sábado e um momento vira oportunidade." Pedro Bial

    Ivone

    ResponderEliminar