quinta-feira, 29 de agosto de 2013

O tamanho conta

Algumas reacções a este post estão a fazer-me sentir um terrível pervertido. Por causa disso até fiz ontem à noite um teste à excelentíssima esposa com a capa do Lolita, antes de ela ler o post. E a verdade é que só à segunda é que a Teresa ligou as paredes às pernas e o tecto às cuecas brancas de uma menina. É estranho como para umas pessoas aquilo é absolutamente do domínio do óbvio, enquanto outras têm de esfregar os olhos várias vezes para ver o que lá está - e ainda assim não ficam completamente convencidas.

Será uma coisa gajo-gaja, dentro daquela lógica "os homens estão sempre a pensar naquilo"? Provavelmente por eu estar sempre a pensar naquilo, lembrei-me de um vídeo de Ze Frank que vi há tempos, chamado "A Song for Freud", cujo refrão pode ser traduzido por "se procurares bem, encontrarás uma pila praticamente em todo o lado" - e as imagens do vídeo provam a tese com alguma eficácia. Ora vejam:


Como o próprio Ze Frank aconselha, "não cantem isto nos elevadores" - um risco sério, porque o raio da canção é daquelas que fica mesmo no ouvido.

Mas tendo eu dúvidas sustentadas sobre a tese "eles só pensam em sexo" versus "elas só pensam em filhos" (embora eu me queixe bastante desta segunda parte - sobre a primeira, a minha mulher que responda), prefiro deixar a justificação mais do lado da física e da óptica do que do lado da psicanálise. Esqueçam o Freud, portanto. O que se passou, provavelmente, é que coloquei as leitoras deste blogue demasiado próximas da parede. Ou seja, assim a capa percebe-se com dificuldade:


Mas assim já se percebe muito melhor:


Que é um outro modo de dizer: sim, o tamanho conta.

7 comentários:

  1. Bem, para mim foi óbvio desde o início a parte do corpo que a fotografia apresentava, a coloração que a ligava a uma criança é que demorou um pouco mais a chegar (uns segundos mais). Acho que interpretações diferentes de uma mesma imagem não têm a ver com ser-se homem ou mulher; agora, será que um homem liga mais imediatamente uma imagem a algo de sexual? Não sei... lembro-me de um episódio de um logotipo que representava uma pessoa a olhar por uns binóculos que alguns viram lá uma mulher de pernas abertas. Aí se não fosse a sugestão nunca veria a imagem...

    ResponderEliminar
  2. sou mulher e percebi logo no outro post de que se tratavam de umas pernas e cuecas, será que devo ficar preocupada?? brincadeira! por já ter lido o livro e visto o filme de 1997 percebi logo, se assim não fosse talvez não chegasse lá à primeira.

    ResponderEliminar
  3. Confesso que acho que se percebe melhor... mas sinceramente, se não fosse a sugestão, acho que não chegava lá. Por outro lado, agora que vi, quase não consigo ver outra coisa, o que é assustador. Não sei se não gostava mais de estar na ignorância.

    ResponderEliminar
  4. Cá em casa, eu, mulher, vi umas pernas e umas cuecas brancas mas ele viu um livro aberto. Mas eu li livro e ele não (mesmo tendo visto o filme). Será que, em vez do género de quem vê, não será o facto de ter lido ou não o livro que faz a diferença?

    Teresa Pinho

    ResponderEliminar
  5. Eu, pecadora me confesso, não li o livro mas não há como não saber do que trata e, mais uma vez pecadora me confesso, à primeira olhada atenta (a primeiríssima não contou) percebi logo do que se tratava.
    Ana

    ResponderEliminar