quarta-feira, 14 de agosto de 2013

As maravilhas das praias fluviais

Este Verão planeámos uns dias de férias para promover a comunicação interprimos portugueses e irlandeses da mesma idade (a minha irmã mais nova erasmou-se com um simpático irlandês, com o qual tem dois filhos e meio). Fugimos ao reboliço da cidade e das praias concorridas e refugiámo-nos no sossego da paisagem beirã na esperança de a calma envolvente contagiar os miúdos - e, indirectamente, dar sopas e descanso aos progenitores dos primos.

Para refrescar as manhãs resolvemos partir à descoberta das praias fluviais perto da Catraia Cimeira, uma aldeia do concelho de Proença-a-Nova onde os meus pais têm uma casa. Ficámos rendidos aos encantos das praias fluviais. Poder tomar um banho ao som do chilrear dos passarinhos (e não do barulho de uma multidão), estender uma toalha à sombra de uma árvore (e não de um guarda-sol abrasador), ler um livro sob a aragem fresca do campo (sem levar com uma ventania de areia nos olhos), apanhar peixinhos (apesar de não ser fácil convencer os miúdos a libertá-los na hora da partida), coleccionar pedras de várias formas, colher flores silvestres e ervas aromáticas... Mais bucólico não pode ser.

A água não tem a temperatura do Algarve, mas sentimos uma proximidade com a natureza que não se encontra para os lados de Albufeira. E de bónus conseguimos ter fotografias como esta, com o Tomás e o Gui à pesca numa ribeira de água cristalina. É uma fotografia de Agosto de 2013, mas podia ser uma fotografia de Agosto de 1983 (quando eu tinha mais ou menos a idade do Tomás), ou de Agosto de 1893, não fosse o balde de plástico. É como se estivéssemos num tempo fora do tempo. E, no pináculo do Verão, isso só se consegue mesmo no interior de Portugal.

5 comentários:

  1. Apanhar canas para fazer uma jangada, construir um forte dentro de água, usar uma placa de madeira como prancha de surf )e saltarem todos para dentro de água ao mesmo tempo para criar as ondas), arranjar a câmara de ar de um pneu de tractor para servir de bóia (muito resistente e o tamanho permite que vários miúdos a usem ao mesmo tempo).
    Esta foi a minha infância (e muito mais).

    ResponderEliminar
  2. Shh! Não contem nada... A malta que vai para o algarve ainda nos invade as praias de que tanto gostamos.
    Somos lisboetas fãs do interior e o nosso pequenote de 2 anos também alinha na água geladinha...

    ResponderEliminar
  3. As praias fluviais são, de facto, maravilhosas, mas o Algarve, felizmente, é muito mais que Albufeira.... ;)

    ResponderEliminar